O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

25 DE JUNHO DE 1986

3107

historial que a elevou acima das demais, e de um trabalho digno feito em prol das populações que serviu, com técnicos dos mais reputados do País, é uma situação geradora de incompreensão nos seus utentes mais directos — os lavradores— e, por isso, propiciadora de um mal-estar que toca a sensibilidade e a própria consciência da região?

2) Concorda ou não o Governo que esse desmantelamento, a ter de ser feito, deveria ter tido em conta todo o passado de 120 anos de história e, sobretudo, os serviços prestados à lavoura da Beira Alta, e não, tão simplesmente, a tentativa de se fazer tábua rasa de toda essa situação, em detrimento dos interesses dos Visienses e contrariando, sem necessidade, a própria sensibilidade da região?

3) Assim sendo, e não tendo até ao momento conhecimento do que determinam as novas leis orgânicas do Ministério da Agricultura e das direcções regionais, pergunto se estão ou não contempladas nelas todas as promessas

que foram acordadas com o então governador civil de Viseu, em relação ao problema da Sub-Região Agrária e Estação Agrária de Viseu?

4) Conhecida que é, também, a já longa existência da Região Demarcada dos Vinhos do Dão, as suas tradições na produção de vinhos de alta qualidade, o seu historial em relação a uma já longa vida como região demarcada, o que não acontece com a novel região da Bairrada, teme-se, na região, por isso mesmo, que as novas leis orgânicas estabeleçam relações de dependência institucional entre a Estação Vitivinícola de Nelas e a sua homóloga da Bairrada.

Assim sendo, pergunto: existe ou não alguma relação de dependência prevista da Estação Vitivinícola de Nelas em relação à da Bairrada? Se existe, qual?

Palácio de São Bento, 20 de Junho de 1986.— O Deputado do PSD, Álvaro Figueiredo.