O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10 DE ABRIL DE 1987

2647

Nota:

O valor limiar do wind shear, a partir do qual será accionado o respectivo alarme visual e sonoro, deverá ser regulável para permitir fixá--lo posteriormente.

5 — Custos. Desenvolvimento do processo

Para o equipamento dos três aeroportos do continente está previsto um investimento de cerca de 300 000 contos, assim distribuídos:

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

O concurso público para aquisição e instalação do equipamento nos três aeroportos foi lançado em meados de Abril de 1985, tendo as propostas apresentado valores compreendidos entre 120 000 contos e 457 000 contos. A assinatura do contrato com o concorrente preferido teve lugar em 15 de Agosto de 1986, estando o processo a desenvolver-se dentro do planeamento estabelecido que prevê o início de funcionamento dos sistemas no 3.° trimestre do corrente ano.

Direcção de Infra-Estrururas Aeronáuticas, Março de 1987.

MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA E GEOFÍSICA

Ex.™0 Sr. Arquitecto íosé Leopoldo Leal, di-rector-geral de Aeroportos ANA, E. P.:

Em resposta ao ofício de V. Ex." acima referenciado e documentação anexa, cumpre-nos informar o seguinte:

1 — Relativamente às considerações sobre turbulência no Aeroporto de Lisboa e zonas adjacentes, deve esclarecer-se que o movimento do ar nas imediações do solo é sempre turbulento, devido a diferentes causas variáveis no tempo e no espaço.

No Aeroporto de Lisboa e zonas circundantes não são frequentes situações de turbulência significativa para as operações aeronáuticas, não obstante elas se verificarem algumas vezes, nomeadamente durante a ocorrência de trovoadas e à passagem de superfícies frontais.

Não foi, porém, por razões exclusivamente dessa índole que se optou por substituir os anemómetros actualmente em uso. Essa substituição insere-se num projecto de âmbito mais vasto que consiste na implementação de sistemas que permitam as operações em condições de baixa visibilidade e ou tecto

(CAT. III-A), o que exige, conjuntamente com outros meios especificamente aeronáuticos, equipamentos meteorológicos instalados segundo normas estabelecidas por organismos internacionais (ICAO e OMM), por forma a permitir a apresentação em tempo real das informações aos utilizadores.

2 — Relativamente aos anemómetros instalados, não há qualquer razão para considerar grave que o seu limiar de arranque seja de cerca de dois nós, visto que tal valor da intensidade do vento não é significante para fins aeronáuticos.

3 — Relativamente a estudos sobre as condições meteorológicas no Aeroporto de Lisboa junta-se «Resumos climatológicos de aeródromo», elaborados pelo INMG segundo os modelos propostos nos regulamentos técnicos da OMM.

4 — Relativamente aos novos equipamentos, o artigo «Novo equipamento meteorológico», publicado no n.° 46 da revista ANA, esclarece as vantagens e características desses equipamentos.

Com os melhores cumprimentos.

Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, 13 de Março de 1987. — O Director do Serviço de Meteorologia, Rodrigo de Carvalho.

CÂMARA MUNICIPAL DE ÍLHAVO

Ex.mo Sr. Chefe do Gabinete do Sr. Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território:

Assunto: Resposta ao requerimento n.° 1295/IV (2.a), da deputada Maria Santos (Indep.), solicitando informações sobre a ria de Aveiro.

Relativamente ao solicitado através do ofício n.° 836, de 18 de Fevereiro de 1987, informo que se efectivou um colóquio sobre a ria de Aveiro nesta área concelhia, de que se remetem alguns materiais.

Com os melhores cumprimentos.

Paços do Concelho de Ílhavo, 10 de Março de 1987. — O Presidente da Câmara, Manuel da Rocha Galante.

Nota. — Os materiais referidos foram entregues à deputada.

CÂMARA MUNICIPAL DE COIMBRA GABINETE DO PLANO DIRECTOR

Ex.1"0 Sr. Secretário de Estado da Administração Local e do Ordenamento do Território:

Assunto: Resposta ao requerimento n.° 1300/IV (2.°), da deputada Maria Santos (Indep.), solicitando alguns documentos.