O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10 DE ABRIL DE 1987

2645

casos, usados sensores que deverão medir continuamente com períodos de integração primária não superiores a cinco segundos, os seguintes elementos meteorológicos:

Direcção do vento;

Intensidade do vento;

RVR (transmitância e luminância);

Altura da base das nuvens;

Pressão atmosférica;

Temperatura do ar;

Humidade do ar (por processo psicrométrico); Quantidade de precipitação.

3.° Equipamentos informáticos. — Os equipamentos informáticos, cuja complexidade pode ser diferente em cada caso, terão as seguintes funções:

a) Comando da aquisição de dados pelos sensores;

6) Controle de qualidade dos dados dos sensores para detecção de avarias e eliminação de valores anómalos;

c) Tratamento dos dados dos sensores e sua expressão nas unidades convenientes;

d) Introdução no sistema, por meio de teclado manual, de mensagens codificadas e em linguagem clara;

e) Difusão dos dados obtidos automaticamente e das mensagens introduzidas manualmente, pelos diversos tipos de periféricos, junto dos utilizadores;

f) Encaminhamento das mensagens codificadas para os circuitos de telecomunicações meteorológicas e aeronáuticas;

g) Comando do arquivo permanente dos dados para utilização posterior;

h) Comando do arquivo temporário, no suporte conveniente, de toda a informação fornecida aos órgãos de controle, para efeitos de investigação de acidentes e incidentes.

4.° Unidades periféricas. — O conjunto de unidades periféricas para apresentação e para arquivo de ciados incluirá visualizadores TV, indicadores digitais, indicadores analógicos, arquivos magnéticos, registadores analógicos e impressores de dados, que se distribuirão de forma conveniente pelas instalações do centro meteorológico, órgãos de controle, eventualmente serviços de manutenção, companhias de aviação e outros locais.

A) Vlwalloffo TV

A visualização TV será apresentada em dois canais, que se designarão «página principal» e «página secundária», destinando-se a primeira a difundir informações meteorológicas e de carácter operacional a todos os utilizadores e a segunda a informações meteorológicas complementares para uso exclusivo do centro meteorológico.

A «página principal» deverá compreender três zonas distintas, que se designarão «zona A», «zona B» e «zona C».

Na «zona A» serão apresentados, por processo totalmente automatizado, os seguintes dados resultantes da observação meteorológica instrumental, que deve-

rão poder ser individualmente suprimidos por decisão exclusiva do centro meteorológico:

Indicador de lugar do aeroporto, data e hora (minutos e segundos) (TMG);

Valores médios da direcção (em rumo magnético) e da intensidade do vento e rajada máxima nos últimos dois minutos, com actualização de dez em dez segundos, em todos os locais de medição;

Valores médios das componentes longitudinal e transversal do vento nos últimos dois minutos, relativamente a cada pista, com actualização de dez em dez segundos, em todos os locais de medição;

Wind sftear longitudinal relativamente a cada pista, com valor limiar ajustável (opcional);

Valores médios de RVR no último minuto, com actualização de dez em dez segundos, nos diferentes locais de medição;

Valores médios da altura da base das nuvens no último minuto, com actualização de 30 em 30 segundos, nos diferentes locais de medição;

Valor médio da temperatura do ar no último minuto, com actualização de 30 em 30 segundos;

Valor médio da temperatura do ponto de orvalho no último minuto, com actualização de 30 em 30 segundos;

Valor médio da humidade relativa do ar, no último minuto, com actualização de 30 em 30 segundos;

Valor médio do QNH no último minuto, com actualização de 30 em 30 segundos;

Valores médios do QFE referidos às soleiras das pistas no último minuto, com actualização de 30 em 30 segundos.

Na «zona B» serão apresentados os dados resultantes da observação meteorológica visual, previsões e avisos especiais, introduzidos exclusivamente no centro meteorológico por meio de teclado manual nas seguintes formas:

METAR;

SPECI;

TAF;

SIGMET;

Linguagem clara.

As mensagens em código METAR serão elaboradas regularmente de 30 em 30 minutos.

As mensagens em código SPECI serão elaboradas sempre que se verifiquem as variações referidas no parágrafo 4.3.3 da publicação Meteorological Service for International Air Navigation, anexo 3.

Os grupos do METAR e do SPECI resultantes da observação instrumental deverão ser introduzidos automaticamente e completados manualmente, através do teclado do centro meteorológico com os grupos resultantes da observação visual.

Na «zona C» serão apresentadas informações não meteorológicas, mas de carácter operacional, introduzidas exclusivamente pela torre de controle, também através de teclado manual, tais como: pista em uso, nível de transição, categoria da operação em vigor, condições anormais e restrições operacionais na área de movimento, em ajudas visuais, em comunicações e ajudas rádio, etc.