O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

2-(570)

II SÉRIE-A — NÚMERO 1

Quantitativos de acumuladores de cadmio-níquel importados

QUANTIDADE

(Unidades!

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Quantidades de acumuladores de chumbo recolhidos e de resíduos valorizados pela SONAtUR - Sociedade Nacional de Metalurgia. Lda.

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Valorização de resíduos pelas dmenteiras nacionais Pneus usados

Os quantitativos de pneus usados valorizados energeticamente nos últimos anos estão apresentados em 1991, 1992, 1993 e 1994 no quadro abaixo. O valor referente a 1995 foi fornecido pela SECTJL. Espera-se que nos próximos anos, na sequência da assinatura dos três protocolos (ACAP-Maceira Liz. ACA-TRATOLKO e ACAP-RESIN) com vista à recolha de pneus usados nas regiões de Lisboa e do Porto e posterior encaminhamento para a Fábrica de Cimentos de Maceira-Liz, haja um incremento na valorização energética destes resíduos.

Cinzas volantes das centrais termoeléctricas

A utilização de cinzas volantes das centrais térmicas é efectuada pelas duas cimenteiras nacionais e pelas indústrias de betão. Na CIMPOR, em 1995, a incorporação de cinzas foi efectuada em dois centros de produção (Alhandra e Souselas) e na SECBL foi efectuada nos três centros fabris (Outão, Maceira-Liz e Cibra).

Em 1995 foram valorizadas cerca de 280 &00 t de cinzas volantes pelas indústrias de betão. Este valor corresponde, respectivamente, a cerca de 119 100 t produzidas pela Central Térmica do Pego e a cerca de 1617001 produzidas pelas restantes centrais térmicas nacionais. Os referidos quantitativos foram fornecidos pela Tejo Energia (Central Térmica do Pego) e pela CPPE (restantes centrais térmicas nacionais).

Cinzas de pirite

A prática de incorporação de cinzas de pirite na fabricação de cimento é efectuada pelas duas cimenteiras nacionais. De notar que as cinzas de pirite incorporadas na fabricação de cimento resultaram do processo de fabrico de ácido sulfúrico, correspondendo os valores acima indicados à valorização de parte do quantitativo total destes resíduos acumulado/depositado no Parque Industrial do Barreiro — QUIMIPARQUE.

Granalha

Os quantitativos de granalha da LISNAVE incorporados na fabricação de cimentos SECIL, em 1994 e 1995, constam do quadro anexo.