O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16 DE OUTUBRO DE 1996

2-(571)

Outros resíduos

Nesta categoria incluem-se os resíduos como o gesso de formas na fabricação de cimento SECIL, as escórias da Siderurgia Nacional na fabricação de cimento CTMPOR e as cinzas da SOPORCEL na fabricação de cimento CIMPOR. Destes resíduos destaca-se a incorporação, em 1995, dos quantitativos indicados no quadro respectivo.

Quantitativos de pneus usados (ton.) valorizados energeticamente

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Cinzas volantes (ton.) incorporadasna fabricação de cimento

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Cinzas de pirite (ton.) incorporadas na fabricação de cimento

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Granalha (ton.) incorporada na fabricação de cimento

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Outros resíduos (ton) incorporados na fabricação de cimento, em 1995

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Outros processos de valorização

Realça-se que, não existindo nesta Direcção-Geral dados quantitativos globais sobre valorização de resíduos em Portugal, tem-se, no entanto, conhecimento de que em praticamente todos os sectores de produção se está a proceder a iiúdaúvas de valorização de resíduos.

Existem empresas licenciadas para a valorização de resíduos, nomeadamente no sector dos têxteis e da borracha, não havendo, no entanto, na Direcção-Geral do Ambiente informação actualizada sobre todas essas unidades, uma vez que as entidades licenciadores são as delegações regionais da indústria e energia.

Borracha

No que se refere aos resíduos de borracha, independentemente dos quantitativos de borracha incluídos no capítulo das cimenteiras, tem-se conhecimento de que em três empresas licenciadas para valorizar estes resíduos, em 1995, foi efectuada a valorização de cerca de 2000 t de pneus usados [para produção de solas para calçado, tapetes para automóveis, lonas para a indústria de estofos e tiras de borracha laminadas (utilizadas no fabrico de diversos artigos de borracha)], 150 t de câmaras-de-ar (para obtenção de regenerados de borracha) e 10 t de cintas transportadoras (para obtenção de pára-lamas para viaturas e tiras para tapetes).