O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16 DE OUTUBRO DE J996

2-(579)

Radioactívidade

Radão no interior das habitações

A vigilância radioactiva ambiental efectuada em 1995 permite concluir que a situação se manteve normal, sob o ponto de vista de protecção contra radiações.

Radioactividade natural

Em 1995 prosseguiu a exploração, em colaboração com as autarquias, da rede de dosímetros termoluminescentes (com 115 nós) para medição de doses integradas da radioactividade de fundo ao nível do solo.

Os resultados obtidos são ilustrados na fig. 1 e são concordantes com os obtidos em anos anteriores, evidenciando a influência de tipo de solo da região:

Zonas graníticas ou xistosas apresentam valores

superiores a 1,5 mS v/ano; Zonas sedimentares, apresentam valores mais baixos,

em torno de 0,6 mS v/ano.

Procedeu-se ao estudo de acções de mitigação em habitações com concentrações elevadas de radão. Utilizou--se como medidas correctivas a aplicação de um pavimento de vinil e a cobertura das paredes com tinta epoxi, tendo-se obtido factores de redução de cerca de 25 % e de 80 %, respectivamente.

Resíduos radioactivas

O volume total de resíduos radioactivos recolhidos das instalações médicas, de investigação e ensino, provenientes da utilização de fontes radioactivas não seladas, foi de cerca de 14 m3. A quantidade total acumulada deste tipo de resíduos, em finais de 1995, era de cerca de 200 m3.

Foram também recolhidas fontes seladas esgotadas, bem como válvulas electrónicas, pára-raios e detectores iónicos de fumo. As quantidades de cada um destes equipamentos recolhidas em 1995 foram inferiores às recolhidas em anos anteriores.

Volume acumulado de resíduos radioactivos sólidos 1964- 1995

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

Quantidade acumulada de detectores de fumo recolhidos 1988-1995

"VER DIÁRIO ORIGINAL"