O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1401 | II Série A - Número 036 | 29 de Abril de 2000

 

Nas Inquisições de D. Dinis, a freguesia já pertencia ao julgado da Feira, sendo uma abadia de apresentação da mitra portuense.
Em 10 de Fevereiro de 1514 beneficia de foral, concedido por D. Manuel I, sendo demarcada e atombada, em 1608, por ordem de D. Filipe (Rei de Portugal e Espanha),
Foi neste, mesmo, ano que se desenharam os contornos da freguesia, os quais permanecem actuais. Nessa altura, Santo André de Lever pertencia à Comenda da Vila da Feira, uma vez que, só em 11 de Outubro de 1926, através do Decreto-Lei n.º 12 475, foi anexada ao concelho de Vila Nova de Gaia.
Destaca-se, nesta freguesia, uma Ermida próxima da igreja construída no século XIII a pedido do Clérigo Pedro Hispano, o qual viria a ser o único papa português em invocação a São Sebastião.

III - Condições sócio-económicas

A freguesia de Santo André de Lever tem uma actividade sócio-económica baseada nas seguintes vertentes:
Agricultura
A Agricultura foi, durante muitos séculos, a actividade económica mais representativa da freguesia.
No século XVIII, segundo o Padre André Pereira de Moura, a vida económica local centrava-se no cultivo de cereais, legumes e vinho.
Com o aparecimento da indústria, a intensificação do comércio, os movimentos migratórios internos e externos, a agricultura foi relegada para um plano secundário, tendo diminuído a população activa que nela se ocupava a tempo inteiro, passando a uma agricultura complementar e de subsistência.
Pesca
A actividade piscícula é, igualmente, uma actividade secular. Sendo referida como uma das actividades dominantes do século XVIII pelo Padre André de Moura.
Privilegiada pelo rio Douro a faina era farta em sáveis, lampreias, bogas, murgens, barbos e taínhas.
Com a construção da barragem Crestuma/Lever desapareceram os sáveis e as lampreias, sendo introduzidas na albufeira de pesca, o achegan e a carpa.
Relevo importante tem, também, a pesca desportiva, que ao longo destes últimos anos tem disputado as margens do rio Douro.
De salientar, igualmente, a importância do rio Uíma, famoso pelas suas trutas e pelo propício ambiente de lazer.
Indústria
As unidades industriais existentes, nesta freguesia, não são de grandes dimensões, excepcionando-se a Companhia de Fiação. Contudo, apesar, de, em tempos, ter tido 1000 trabalhadores, hoje encontra-se inactiva, estando as suas instalações alugadas a outros ramos empresariais de pequena e média dimensão.
As actividades de maior relevo são: a cartonagem, o material eléctrico, a confecção, a carpintaria, a passamanaria, os artigos de iluminação, a fundição de metais, a construção civil, a serralharia civil e a picheleira.
Comércio
A actividade comercial da freguesia de Santo André de Lever contempla, entre outros, os seguintes serviços: restaurantes, cafés, minimercados, mercearias, padarias, pastelarias, sapatarias, lojas de vestuário, lojas de electrodomésticos, lojas de mobiliário, lojas de venda de produtos hortícolas, peixarias, talhos, oficinas de reparação de automóveis, drogarias, discoteca, agências de viagens e de seguros, posto de abastecimento de combustíveis.
Turismo
A freguesia de Santo André de Lever reúne condições favoráveis ao desenvolvimento turístico da região. De salientar a importância da albufeira da barragem Crestuma/Lever, bem como da sua mancha florestal.
Esta é uma região propícia para instalação de unidades hoteleiras, pousadas ou casas de turismo rural, convidando ao prazer natural, lazer e descanso. A exemplo existe, actualmente, uma casa brasonada que foi recuperada para turismo de habitação, a qual vem oferecendo serviços de qualidade, tendo, por isso, sido bastante requisitada.
Estabelecimentos de ensino e de saúde
Três escolas primárias e pré-primárias de Paínçais, Cruz e Portelinha;
Centro de saúde;
Farmácia;
Laboratório de análises clínicas;
Instituto óptico;
Clínica dentária;
Desporto e cultura:
Pavilhão gimnodesportivo;
Piscina;
Clube União Desportiva Leverense;
O rio Douro, através da sua recta de 5300m, permite a prática de todos os desportos náuticos, inclusive de nível olímpico;
Associação de Socorros Mútuos Nossa Senhora da Conceição;
Fanfarra de Lever;
Três Ranchos Folclóricos de St.º André de Lever, os Lírios e o Rancho Folclórico de Lever;
Clube de pesca e caça;
Conferência de S. Vicente Paulo;
Grupo Coral;
Núcleo cultural e desportivo de Lever;
Sociedade columbófiia de Lever;
Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas;
Banda Musical Leverense;
Biblioteca;
Parque florestal
Outros serviços e estruturas
Igreja e Ermida de S. Sebastião;
Centro paroquial;
Estação de correios;
Quartel da GNR;
Sede da junta de freguesia;
Barragem de Crestuma/Lever;
Central Hidroeléctrica;
SMAS do Porto e Empresa de águas de Gaia;
ETA de Lever;
Águas do Douro Paiva, AS, que fornece água a 20 concelhos dos distritos do Porto e Aveiro;
Feiras e Romarias
Feira semanal (Domingos);
Festa de S. Tiago (último domingo de Julho);
Festa de St.º André (30 de Novembro);
Festa do Coração de Jesus (Agosto);
A povoação de Lever dispõe, ainda, de uma rede de transportes satisfatória, sendo assegurada por quatro em