O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

1405 | II Série A - Número 036 | 29 de Abril de 2000

 

Pastelarias;
Mercearias;
Padarias;
Drogarias;
Electrodomésticos;
Produtos alimentares e minimercados;
Mobiliário;
- Actividades festivo/comerciais:
Feiras e romarias:
Festa de S. Brás, em 3 de Fevereiro;
Festa do Sr. dos Aflitos, no decurso do mês de Maio;
Festa de St.º António, dia 13 de Junho;
Festa da Senhora das Neves, no 1.º domingo de Agosto;
Festa da Senhora da Saúde, no 2.º domingo de Agosto.
- Equipamentos sociais e de saúde:
Centro de dia/3.ª idade Nossa Senhora da Esperança;
Centro de saúde;
Estabelecimentos de ensino:
Escolas primárias (5): Igreja n.º l e n.º 2, Sá, Gestosa e Santa Mariade;
Escolas pré-primárias de Igreja e Sá;
Infantário;
- Desporto e cultura:
Pavilhão gimnodesportivo;
Pavilhão polivalente;
Sport Club "Os Dragões Sandinenses";
Modicus - Movimento Dinâmico Cultural de Sandim;
Sociedade Columbófila de Sandim;
Clube de Caçadores de Sandim;
TAS - Teatro Amador de Sandim;
Campo de tiro;
Estádio do Tourão;
Rancho Folclórico e Etnográfico "Casa da Eira";
Academia musical;
Sala de cinema;
- Outros serviços e estruturas:
Igreja matriz;
Capela do Mosteiro;
Capela de Gestosa;
Capela do Calvário;
Capela de Gassamar;
Estação dos correios;
Sede da junta de freguesia;

A povoação de Olival dispõe, ainda, de uma rede de transportes satisfatória, com ligações asseguradas para Carvalhos, Vila Nova de Gaia e Porto pela empresa privada Auto Viação Sandinense, Lda., com sede em Sandim.
Brevemente, terá início a construção do novo centro de saúde, sendo igualmente, instalada, na junta de freguesia, uma agência bancária do Montepio Geral.
Iniciou-se, também, o estudo de planeamento urbanístico do centro da freguesia, que permitirá, a médio prazo, a criação de um centro cívico.
Por último, de realçar a futura construção da IC24 que atravessará a freguesia, ligando Gondomar a Picôto, na EN1, através da barragem de Crestuma/Lever.
Nestes termos, e nos da Lei n.º 11/82, de 2 de Junho, a povoação de Sandim reúne todas as condições para ser elevada à categoria de vila.
Assim, os Deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, abaixo assinados, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, apresentam o seguinte projecto de lei:

Artigo único

A povoação de Sandim, no concelho de Vila Nova de Gaia, é elevada à categoria de vila.

Assembleia da República, 12 de Abril de 2000. - Os Deputados do PS: Barbosa Ribeiro - Fernando Jesus - José Saraiva - Artur Penedos.

PROJECTO DE LEI N.º 185/VIII
ELEVAÇÃO DA POVOAÇÃO DE OLIVAL, NO CONCELHO DE VILA NOVA DE GAIA, À CATEGORIA DE VILA

Exposição de motivos

I - Contributo geodemográfico

Com mais de 7000 habitantes e 4683 cidadãos, a freguesia de Olival dista 10Km da sede do concelho de Vila Nova de Gaia e 12Km da cidade do Porto. Ficando localizada entre as freguesias de Seixezelo, Pedroso, Sandim, Crestuma e Avintes, é ladeada pelo rio Douro e contempla 12 lugares: Igreja, Carvalho, Ameal, Lebre, Lavores, Lavadorinhos, Gondezende, S. Miguel, Seixo-Alvo, S. Martinho e Arnelas.

II - Contributo histórico

No contributo histórico podemos referir os períodos romano e godo, documentado por um acervo de diplomas referentes à existência de um conjunto de vilas e locais que marcaram esta região, dos quais são exemplos a "Villa Gondozendi", a "Villa Lauatores", a "Villa Sancti Michaelis" e os locais "Locos de Arnelas" e "Locos de Saxum Album".
"Godozendi", genitivo de "Gundesindis", esteve na génese do, actual, lugar de Gondezende. Consta que teria sido neste local que o notável e poderoso magnata portucalense D. Gonsendo, ou Gondesindo Eres, fundou um do seus mosteiros de entre Vouga e Douro.
No âmbito territorial, a freguesia de Olival inseria-se em três coutos (o Couto de Pedroso, o Couto de Crestuma e o Couto de Sandim) e um Infantado, (o Infantado da Feira), não tendo a freguesia termo próprio.
Contudo, no Cartulário Baio-Ferrado, do Mosteiro de Grijó, aparecem, entre outros e com diversas grafias, os lugares de "Saxum Album ou Saxo Albo" e "Sexalvo". Hoje, a povoação de Seixo-Alvo, sendo a mais populosa da freguesia, é um lugar muito elevado. Avistando-se, a grande distância, a cidade do Porto.
Consta também, no referido documento, que na doação feita por D. Ordonho II a D. Gomado (bispo resignatário de Coimbra), o Rei de Leão presenteou o prelado com várias terras como forma de lhe mostrar o seu respeito e estima. Entre estas encontrava-se a "Villa de Portugal", destacando-se naquele Cartulário, o Porto de Arnelas e a Capela de Santo André.