O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0025 | II Série A - Número 019 | 23 de Novembro de 2004

 

Necessidades de Financiamento do Estado
(Milhões de euros)

O rating de longo prazo para a República portuguesa mantém-se em "AA", bem como o de curto prazo, que está em "A-1". Entre os 12 países da Zona Euro, apenas Itália e Grécia têm um rating inferior ao de Portugal, sendo que, no entanto, se o nosso país sofrer uma revisão em baixa em 2005, como foi recentemente anunciado, ficará com uma classificação igual à de Itália (AA-) o que significaria o regresso ao rating fixado anteriormente a 1998.

IX. Evolução da dívida pública

A dívida pública deverá ascender no final de 2004 a cerca de 83,1 mil milhões de euros, o equivalente a 62% do PIB, o que ultrapassa o limiar de 60% inscrito no denominado Pacto de Estabilidade e Crescimento aprovado pelo Regulamento (CE) nº 1466/97, de 7 de Julho, relativo ao Reforço da Supervisão das Situações Orçamentais e à Supervisão e Coordenação das Políticas Económicas e pelo Regulamento (CE) n.º 1467/97, de 7 de Julho, relativo à Aceleração e Clarificação da Aplicação do Procedimento Relativo aos Défices Excessivos.
O acréscimo de dívida que se prevê para 2004, na ordem de 1,7 pontos percentuais do PIB, reflecte essencialmente o efeito dos juros, cujo contributo desfavorável para a variação do stock da dívida em rácio do PIB é substancialmente superior ao do impacto favorável que resulta do aumento do crescimento do produto nominal.
O acréscimo das necessidades líquidas de financiamento, estimado em cerca de 7 mil milhões de euros, terá como consequência um aumento da dívida directa do Estado em 2004.

Dinâmica da Dívida das AP
(Em % do PIB)