O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0021 | II Série A - Número 019 | 23 de Novembro de 2004

 

Estimativa do subsector dos Serviços e Fundos Autónomos

V. Administração Regional e Local

Para 2005 prevê-se que o saldo global do subsector da Administração Regional e Local registe um défice de 78 milhões de euros, sustentado num crescimento da receita fiscal de 4,8%, e num aumento global da despesa efectiva de 4,3%. Comparativamente a 2004, estimar-se uma deterioração do saldo global em 0,1 p.p. do PIB (139,6 milhões de euros), numa evolução caracterizada pelos comportamentos diferenciados destes dois subsectores.
Assim, a administração local deverá apresentar uma situação negativa no seu saldo global, consequência em parte do efeito da atribuição em 2004 da compensação financeira aos municípios resultante da reforma da tributação do património, enquanto a administração regional manterá uma posição do seu saldo global próximo do equilíbrio.
O saldo global excluindo transferências entre subsectores, para o subsector da administração local e regional, não deverá apresentar alterações no peso do PIB, situando-se o seu défice em 2,5% do PIB.