O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

40 | II Série A - Número: 065 | 8 de Março de 2008

Destacamos ainda a Igreja da Misericórdia do século XVI, a Ponte dos Escudeiros do século XVIII e a fonte do concelho que data do início da fundação da vila de Samora Correia.

8 — Emissora de Radiodifusão e Portal «Samora on-line»

A vila de Samora Correia dispõe de uma estação de rádio, de expressão regional que emite, permanentemente, para a Grande Lisboa, Ribatejo e Oeste, na frequência de 91.4 FM, sob a designação de Íris FM.
Dispõe ainda do Portal Samora on-line que contribui para difundir a informação, relativa a Samora Correia, para todo o mundo no www.samoraonline.com.

9 — Desenvolvimento económico

Samora Correia tem hoje mais de 150 pequenas, médias e grandes unidades industriais.
A par do crescimento industrial, constata-se, igualmente, o crescimento do comércio, restauração e serviços com cerca de 800 unidades.
Apesar da crescente actividade industrial, comercial e de serviços, existe um conjunto de pequenas, médias e grandes explorações agropecuárias, das quais se destaca a Companhia das Lezírias com uma grande extensão de cerca de 31 000 hectares, distribuídos pelas culturas de estufa, sequeiro, regadio, pastorícia e uma vasta área de montado, pinhal e eucaliptal.
De apoio à intensa actividade económica, Samora Correia dispõe na sede da freguesia de oito agências bancárias.
As condições naturais dos solos planos, a posição geo-estratégica em relação ao conjunto de acessibilidades existentes, as diligências para a instalação de novos serviços públicos administrativos, a construção do futuro aeroporto de Lisboa são condições que permitem prever que Samora Correia reforce o crescimento no núcleo populacional, económico, social e cultural que terá relevância no desenvolvimento regional.
Pelo exposto, fica bem evidenciado que a vila de Samora Correia dispõe de todas as condições e assegura e preenche todos os pressupostos e requisitos formais e substanciais, designadamente os constantes da Lei n.º 11/82, de 2 de Junho, para que possa aspirar a ser elevada à categoria de cidade.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, os Deputados do Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português, abaixo assinados, apresentam o seguinte projecto de lei:

Artigo único Elevação da vila de Samora Correia a cidade

A vila de Samora Correia, do concelho de Benavente, é elevada à categoria de cidade.

Assembleia da República, 5 de Março de 2008.
Os Deputados do PCP: Bernardino Soares — José Soeiro — António Filipe — Agostinho Lopes — Jorge Machado — João Oliveira — Jerónimo de Sousa — Bruno Dias — Honório Novo.

———