O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

206 | II Série A - Número: 101 | 26 de Maio de 2008

Política Externa e de Segurança Comum

Durante o ano de 2007, a luta contra o terrorismo foi um tema central nas presidências alemã e portuguesa, no seguimento das prioridades à segurança europeia consagradas na Estratégia de Segurança da EU de 2003. Portugal, também no âmbito da sua presidência, deu continuidade aos programas das anteriores presidências e reforçou os instrumentos à disposição da União no combate ao terrorismo, nomeadamente através dos Planos de Acção de Combate ao Terrorismo e do Plano de Acção de Combate à Radicalização e Recrutamento. Foi durante a presidência portuguesa que foi nomeado o novo Coordenador da EU para o contra-terrorismo, um impulso importante nesta área europeia.
No âmbito da OSCE e do Conselho da Europa, destaque-se o acompanhamento de Portugal quanto à Estratégia da EU para a Ásia Central e a própria preparação e execução do programa de Portugal durante a presidência para o COSCE.
Portugal coordenou ainda, no âmbito da OSCE, dois grandes eventos incluindo os 27 Estados-Membros: o Human Dimension Implementation Meeting e o Ministerial de Madrid. Portugal continuou a seguir e a apoiar com toda a atenção o trabalho desenvolvido pelas missões da OSCE no diversos cenários em que esteve envolvida.
Portugal, no âmbito da presidência da EU, viu concretizar-se um conjunto de objectivos no domínio do Grupo de Trabalho sobre as Nações Unidas (CONUN), com o reforço do multilateralismo efectivo, promoção do “Systemwide Coherence”, diálogo do CUNUN a outros parceiros, nomeadamente com o G77. Foi particularmente acompanhada e sujeita a preocupação por parte de