O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

209 | II Série A - Número: 101 | 26 de Maio de 2008

para a decisão dos países do Mercosul de aumentarem os direitos aduaneiros sobre um conjunto de sectores para fazer face à concorrência chinesa. De realçar neste domínio a aprovação pelo Conselho Geral da adesão de Cabo Verde à Organização Mundial de Comércio, cujas negociações se iniciaram em 1999. Portugal não deixou de manifestar o seu apoio por mais este passo dado por este país africano no caminho da integração nos grandes fóruns multilaterais internacionais. Conclusões

1. O Relatório aqui em apreciação procura fazer um tratamento de todas as matérias relativas à integração europeia e à participação de Portugal nesse processo.
2. O relatório reflecte em grande medida a posição do Governo português, contribuindo com uma visão descritiva sobre a intervenção portuguesa, em 2007, no processo de construção europeu.
3. O parecer solicitado à Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas adopta uma perspectiva parcelar do relatório que aborda em exclusivo os temas constantes nos Títulos IV e VI (Capítulos I, II, III e IV) do relatório do Governo.
4. No plano das políticas externas da UE salienta o relatório os esforços significativos, levados a cabo pela UE e pela presidência portuguesa em particular, no sentido do reforço da complexas relações bilaterais e multilaterais em que a União e Portugal estão envolvidos 5. O parecer aqui produzido traduz de uma forma muito resumida as orientações do relatório do Governo português, confirmando-se uma