O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

214 | II Série A - Número: 101 | 26 de Maio de 2008

Sem dúvida que este período, em que Portugal assumiu as funções da Presidência da EU, constituíram para o nosso país um exercício sem precedentes, face a uma União Europeia alargada a 27 Estados-Membros, com responsabilidades acrescidas na vertente interna e a nível internacional.
Portugal apresentou em Junho de 2007 as prioridades específicas da Presidência, sob o lema “Uma União mais forte para um mundo melhor”. Este documento, contendo as prioridades assumidas por Portugal, encontrava-se estruturado em quatro grandes capítulos (Futuro da Europa; Estratégia de Lisboa; Fortalecer o Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça; A Europa e o Mundo), realçando os temas considerados mais relevantes, numa perspectiva sobretudo política e com particular enfoque nas áreas em que a Presidência portuguesa poderia ter uma efectiva maisvalia, em razão do seu particular posicionamento, caso das Cimeiras com o Brasil e com África.
Passando, de seguida, à análise das matérias que incidem nas áreas de competência desta Comissão, realçam-se os aspectos que se reputam, em nosso entender, como mais relevantes do desenvolvimento da Política Externa e de Segurança Comum e da Política Marítima.
1 - Título VI – Relações Externas 1 Optou-se por não se fazer referência ao Capítulo II – Melhor Regulamentação, por não se considerar relevante para as áreas de competência da Comissão de Defesa Nacional.