O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

218 | II Série A - Número: 101 | 26 de Maio de 2008

O Relatório refere que relativamente à Presidência Portuguesa do COSCE, foram alcançados todos os objectivos propostos, nomeadamente: reforçar a cooperação e articulação entre a UE, a OSCE e o CdE em matérias de interesse comum, conseguido através de debates temáticos relevantes para as três organizações; aumentar a visibilidade externa da UE, convidando oradores e individualidades externas para os debates temáticos; reforçar a coordenação interna entre os Grupos de Trabalho PESC com áreas geográficas coincidentes, tendo para esse efeito organizado uma reunião conjunta dos Grupos de Trabalho COSCE/COEST (GT Europa Oriental, Ásia Central), dedicada à Rússia; forjar uma posição comum da União relativa à candidatura do Casaquistão à Presidência-em-Exercício da OSCE, conseguida na reunião de Outubro; assegurar uma estreita cooperação e articulação entre a Presidência Portuguesa da UE e a Presidência-em-Exercício espanhola da OSCE.
A agenda da componente Conselho da Europa (CdE) do COSCE, em 2007, foi dominada por duas temáticas: o Memorando de Entendimento, entre a UE e o CdE, assinado no decurso da Cimeira Ministerial do CdE (10 e 11 de Maio), e o Relatório Juncker. Quanto à actividade desenvolvida, em 2007, pelo Grupo de Trabalho sobre as Nações Unidas (CONUN), salienta-se que para além dos assuntos recorrentes na agenda do CONUN,