O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

221 | II Série A - Número: 101 | 26 de Maio de 2008

daquela região, com destino à Europa, na qual o nosso País é uma das principais portas de entrada.
Na área do Desarmamento Global, Portugal garantiu a coordenação de toda a actividade da UE no quadro da 1ª Comissão da 62ª Assembleia-Geral das Nações Unidas. Por outro lado, foi adoptada uma Acção Comum (AC) de Apoio às Actividades da Organização Mundial de Saúde (OMS) e foi igualmente aprovada a Acção Comum de 2007 de Apoio à Convenção sobre Armas Biológicas e de Toxinas, bem como a Acção Comum de Apoio à Convenção no domínio das actividades a desenvolver no período “inter-sessional”. A Presidência portuguesa promoveu também a definição da posição da União quanto à negociação do instrumento jurídico internacional sobre munições de fragmentação (“cluster munitions”) e, através de diligências efectuadas, foi possível obter o apoio de mais de uma centena de países para a sua negociação.
No plano dos esforços contra a proliferação de mísseis, os países que integram o “Missile Technology Control Regime” (MTCR) adoptaram uma lista, proposta pela Presidência portuguesa, de produtos, materiais e tecnologias relativamente aos quais deverá ser exercida maior vigilância nas exportações para o Irão, de harmonia com o disposto nas Resoluções 696 e 1737 do CSNU.