O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

224 | II Série A - Número: 101 | 26 de Maio de 2008

nexo entre segurança e desenvolvimento, contributo importante para a coerência da acção externa da UE.
Destacam-se, de seguida, algumas das situações regionais mencionadas no relatório: Balcãs Ocidentais (BO), - esta região permanece uma das prioridades da União Europeia, sendo o seu objectivo último aí criar uma situação de paz, estabilidade e prosperidade.
Para tal, concorre a perspectiva de integração destes países na União, permanecendo o Processo de Estabilização e Associação (PEA) o quadro de preparação para essa eventual adesão. Em 2007, a UE prosseguiu a sua acção nos BO, procurando reforçar a sua estabilidade, seguindo atentamente os desenvolvimentos políticos e as evoluções possíveis; apoiando os esforços de reformas políticas e institucionais e apelando à plena cooperação com o Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia, de forma a assegurar o progresso destes Estados na sua aproximação à UE; encorajando o desenvolvimento económico, bem como a cooperação regional; e desenvolvendo o seu papel de garante da segurança na região, com a continuação de missões no âmbito da Política Europeia de Segurança e Defesa. Sérvia/Kosovo - Salienta-se no Relatório em apreciação que a Presidência portuguesa empreendeu todos os esforços no sentido de manter a UE unida em torno de uma posição