O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

225 | II Série A - Número: 101 | 26 de Maio de 2008

comum face a esta questão. Estes esforços culminaram na decisão política dos 27, tomada no Conselho Europeu de Dezembro, de enviar uma missão civil PESD para o Kosovo (faltando definir as modalidades e o momento do seu lançamento), considerado o sinal mais claro do empenho da UE em continuar a liderar o processo de determinação do futuro estatuto do Kosovo, bem como a estabilização e o desenvolvimento da região, com vista também à sua aproximação à UE.
Sudão/dimensão regional (Chade e República CentroAfricana) - Com a propagação da deterioração das condições humanitárias e de segurança provocadas pela crise no Darfur, a UE decidiu no decurso da Presidência portuguesa destacar uma operação militar no Leste do Chade e Nordeste da República Centro Africana (EUFOR Chade/RCA)
2 no quadro da Política Europeia de Segurança e Defesa. Somália - Durante a PPUE procedeu-se à actualização do “Options Paper” para a Somália, documento que visa enunciar possíveis acções a levar a cabo pela UE em três pilares: político, de segurança e humanitário. A crescente deterioração da situação de segurança, durante todo o 2 A aprovação, no dia 25 de Setembro, por unanimidade, da Resolução 1778 do CSNU que autoriza a presença multidimensional no Chade e na RCA (MINURCAT), permitiu à UE o destacamento de forças por um período de 12 meses. Foi adoptada pelo Conselho, no dia 15 de Outubro, a Acção Comum sobre o Chade e a RCA, que anuncia a decisão da UE de enviar uma Missão PESD (EUFOR Chade/RCA) e nomeia o General irlandês, Patrick Nash, como Comandante da Operação.