O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

228 | II Série A - Número: 101 | 26 de Maio de 2008

referido pacote “Política Marítima” que consistiu em duas Comunicações: numa definiu a sua visão sobre uma política marítima integrada para UE, acompanhada de um plano de acção pormenorizado que estabeleceu um programa de trabalhos para os próximos anos, e na outra analisou os resultados da referida consulta pública ao Livro Verde. A Presidência Portuguesa da UE identificou este dossier como uma das suas prioridades, destacando-se, neste âmbito, a realização da Conferência Ministerial de Lisboa, a 22 de Outubro, a qual foi antecedida por dois seminários, um na Ilha Terceira, nos dias 9 e 10 de Julho, na área das políticas marítimas e globalização, e outro em Lisboa, nos dias 19 e 20 de Julho, subordinado ao tema da governação de uma política marítima integrada no espaço europeu.
Na referida Conferência Ministerial registou-se um consenso sobre a necessidade de uma abordagem integrada dos assuntos do mar e o seu alinhamento com as Estratégias de Lisboa (crescimento e emprego) e de Gotemburgo (desenvolvimento sustentável). Os resultados da Conferência de Lisboa serviram de base ao texto sobre Política Marítima Europeia integrada, constante das Conclusões do Conselho Europeu de Dezembro, que prevê que a futura política marítima integrada assegurará as sinergias entre as várias políticas sectoriais, com respeito pelo