O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

226 | II Série A - Número: 101 | 26 de Maio de 2008

segundo semestre de 2007, conduziu a que o reforço da “African Union Mission to Somalia” (AMISOM) fosse uma preocupação central da Comunidade Internacional. Neste sentido, a Presidência portuguesa convidou para uma reunião do Comité Político e de Segurança (COPS), o Comissário para a Paz e Segurança da UA, Sahid Djinit, para avaliar as expectativas e dificuldades da UA face à AMISOM.

República Democrática do Congo (RDC) - O apoio da UE desenvolveu-se essencialmente em torno de quatro principais prioridades: manutenção de um diálogo político intenso com Kinshasa; contribuição activa para a reforma do sector de segurança – RSS (a UE mantém no país duas missões PESDEUSEC e EUPOL
3
, estando a apoiar as autoridades da RDC na organização de uma Mesa Redonda Internacional sobre RSS); contribuição para uma abordagem integrada do conflito no Leste do país (envolvendo as componentes política, militar, humanitária e de desenvolvimento); e apoio à cooperação e integração regionais.
Afeganistão - A situação de segurança no terreno tem vindo a deteriorar-se desde meados de 2006, não tanto na capital (mais monitorizada e protegida pelos esforços internacionais), mas sobretudo nas regiões de província – e, em especial, nas que confinam com o Paquistão –, assistindo-se a um recrudescimento dos combates entre o exército 3 As duas Missões integram portugueses, sendo a EUPOL chefiada por um nacional.