O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

222 | II Série A - Número: 101 | 26 de Maio de 2008

• Política Europeia de Segurança e Defesa (PESD)

No que diz respeito à Política Europeia de Segurança e Defesa (PESD), em 2007 foi aprovado o Catálogo de Progressos das Capacidades Militares-Objectivo Global 2010, tendo sido também aprovados o Relatório Final do Objectivo Global de Capacidades Civis 2008 e as linhas de orientação conceptuais para o desenvolvimento de um novo Objectivo Global de Capacidades Civis 2010. No quadro das relações UE-NATO, foi acordado um documento conceptual para tornar mais eficaz, coerente e transparente a cooperação no seio do Grupo de Capacidades UE-NATO, tendo sido passada em revista a cooperação UE-Turquia sobre os arranjos técnicos de apoio da NATO à missão PESD no Afeganistão (EUPOL AFGHANISTAN) e à eventual missão PESD no Kosovo.
Foram preparadas pela Presidência Portuguesa da União Europeia as bases de planeamento político-estratégico para o lançamento de uma missão PESD na área da Reforma do Sector de Segurança na Guiné-Bissau, abrangendo um vasto conjunto de domínios incluindo Defesa, Polícia e Justiça. Foi igualmente desenvolvido o planeamento político estratégico para a missão PESD no Leste do Chade e no Nordeste da República Centro-Africana, com o objectivo de garantir a estabilização de segurança na região, incluindo o