O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

215 | II Série A - Número: 101 | 26 de Maio de 2008

Capítulo II - Política Externa e de Segurança Comum O relatório começa por assinalar que durante o ano de 2007, as Presidências alemã e portuguesa da União Europeia conferiram à luta contra o terrorismo, e em geral à análise da problemática terrorista, uma atenção particular, naquela que é considerada uma das prioridades políticas da União Europeia.
Neste âmbito, refere-se, em especial, a actividade do Grupo de Trabalho sobre Terrorismo (COTER), que centrou a sua atenção na exigência de uma resposta global e concertada, que passa necessariamente pelo aumento do fluxo e da troca de informações, pela coordenação interna de posições, pela coordenação e parcerias com Estados terceiros, pela implementação de uma estratégia mundial de combate ao terrorismo, e pela cooperação estreita com uma miríade de organizações regionais e internacionais envolvidas no combate ao terrorismo.

À Presidência portuguesa coube dar continuidade aos programas das anteriores presidências e reforçar a implementação dos instrumentos à disposição da União Europeia na luta contra o terrorismo, nomeadamente do Plano de Acção de Combate ao Terrorismo e do Plano de Acção de Combate à Radicalização e Recrutamento. O objectivo central foi o de canalizar esforços para a correcta