O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

31 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009

A actual designação «Casal de Cambra» surge nos anos 30 do século XX, num pedido ao município de uma licença para um velocípede e nos anos 60, começa a grande ocupação do local, dando rapidamente origem àquilo que já foi considerado «o maior bairro clandestino da Europa».

Características geográficas: Casal de Cambra é sede da freguesia com o mesmo nome, criada pela Lei n.º 35/97, de 12 de Julho de 1997, e ocupa um pequeno planalto sobranceiro a Lisboa, delimitado a norte e a nascente por duas colinas ligadas entre si que, por sua vez, delimitam o vale de Caneças.
É limitada, a norte, pela freguesia de Caneças (concelho de Odivelas) e pela freguesia de Almargem do Bispo (concelho de Sintra), a nascente, pelas freguesias de Caneças e de Famões (concelho de Odivelas), a sul, pela freguesia de S. Brás (concelho da Amadora) e, a poente, pela freguesia de Belas (concelho de Sintra).
Com uma área de 2,4 Km², Casal de Cambra é uma freguesia urbana, composta pelos bairros contíguos de Casal de Cambra, da Serra da Helena, de Santa Marta e uma parte do Olival Santíssimo.
Com a forma geométrica de um quadrado, a execução dos loteamentos de Casal de Cambra foi acompanhado por arruamentos em forma reticulada, o que lhe confere um aspecto semelhante ao da Baixa Pombalina de Lisboa ou ao da, também Pombalina, Vila Real de Santo António. Isto veio facilitar a posterior requalificação urbanística da localidade, tendo tornado possível a actual existência de uma malha urbana com bastante coerência, quando comparada com outros locais, igualmente de origem clandestina.

Aspectos demográficos: Nos Censos de 2001 são referidos 9865 habitantes em Casal de Cambra e os dados actuais apontam para os 11 000 ou 12 000 habitantes, sobretudo tendo em conta os números dos inscritos no centro de saúde (ultrapassam os 15 000). Tem actualmente 8680 eleitores.
A população local é composta por heterogeneidade de nacionais e por imigrantes, provenientes essencialmente dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e do Brasil e também dos países do leste europeu.
Esse conjunto populacional engloba uma significativa classe média e ainda uma grande massa assalariada, com menos recursos e com algumas «ilhas» de fracos recursos.

Situação socioeconómica, cultural e religiosa: Casal de Cambra possui algumas pequenas e médias empresas no sector das indústrias transformadoras: fábrica de equipamentos para as indústrias de materiais de construção (empresa exportadora), duas fábricas de artigos de matérias plásticas, fábricas de móveis, uma fábrica de placas termo isolantes e diversas oficinas de alumínios e metalomecânica.
Quanto ao sector do comércio, estão instalados em Casal de Cambra três stands de venda de automóveis e motociclos, quatro lojas de peças e acessórios auto e diversas oficinas de mecânica, electricidade, batechapa, pintura, etc., diversas mercearias e minimercados, padarias, peixarias, lojas de produtos congelados, de material informático e eléctrico, de materiais de construção, de móveis, de têxteis e vestuário, de artigos de desporto, de material óptico, de rações e alimentos para animais, uma para-farmácia, uma ourivesaria/joalharia/relojoaria, papelarias e tabacarias, floristas e diversos estabelecimentos do tipo «bazar» e diversos restaurantes e cafés.
Na área dos serviços, existem na localidade diversos salões de cabeleireiro e estética, barbearias, oficinas de reparação de calçado, uma tipografia, dois vídeo clubes, agências de lotaria e outros jogos de aposta, uma agência funerária, duas escolas de condução, cinco agências imobiliárias, uma agência de documentação e contabilidade, três agências bancárias, dispondo ainda de clínicas médicas, dentárias e de laboratórios de análises clínicas.
Em termos de equipamentos colectivos, possui uma extensão do Centro de Saúde de Queluz, em edifício próprio, uma farmácia, posto de correios, um centro sociocultural (edifício-sede da junta de freguesia), com um auditório com capacidade para 150 pessoas, uma escola dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e duas escolas do 1.º ciclo do ensino básico. Possui ainda dois jardins-de-infância da rede oficial, um mercado municipal, uma esquadra territorial da Polícia de Segurança Pública, um centro comunitário com diversas valências (berçário, creche, infantário, ATL, centro de dia e de convívio, apoio domiciliário) e um centro social paroquial. Para além