O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

36 | II Série A - Número: 123 | 27 de Maio de 2009

país e uma das mais importantes estações arqueológicas do concelho de Sintra); Lapiás de Maceira (situa-se junto à Fonte da Sigueteira); e Moinho da Costa (data de 1821 e situa-se próximo da aldeia de Anços).

Aspectos demográficos: Com ocupação humana desde a pré-história, a freguesia de Montelavar viu a sua população crescer ao longo do tempo.
Grande na sua dimensão territorial, até 1988, altura em que a povoação de Pêro Pinheiro é constituída sede de freguesia e o território se fragmenta, segundo os dados dos Censos, Montelavar tinha 3633 habitantes, em 1991, e 3650, em 2001. Porém, segundo estimativas recentes, a população da freguesia terá aumentado de forma exponencial, calculando-se o seu número actual muito próximo dos 6000 habitantes

Equipamentos colectivos, sociais, culturais e religiosos: A povoação de Montelavar conta com os seguintes equipamentos colectivos: uma farmácia, um centro sociocultural, um auditório com capacidade para 330 pessoas, um pavilhão gimnodesportivo municipal, um centro desportivo multiusos, posto de correios, estabelecimentos comerciais, uma escola do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, uma escola do 1.º ciclo do ensino básico, agência bancária e quartel de bombeiros voluntários.
Possui ainda um jardim-de-infância da rede pública, um centro paroquial, um centro de convívio para Idosos, um parque infantil, bem como um mercado municipal e um cemitério. Tem em construção um centro comunitário, com as valências de lar, centro de dia e apoio domiciliário.
Montelavar possui uma boa rede de transportes públicos e ligações rodoviárias a Mafra, Sintra e Lisboa, com acesso directo à rede de auto-estradas, nomeadamente à A8 e A9 (CREL), através dos itinerários complementares IC30, IC16 e IC19 e ligação ao IC21.
No campo do associativismo, para além da Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense, com ampla actividade cultural (escola de música, banda filarmónica, orquestra ligeira, grupo de teatro amador Grupo Cénico Os Teimosos, Grupo Coral Cantares do Monte), existem diversas organizações de âmbito desportivo e recreativo: Clube de Futebol Os Montelavarenses, Grupo Os Amigos do Norte, Associação dos Bombeiros Voluntários da Freguesia de Montelavar e Comissão de Festas de S. Mateus.
Nesta povoação realizam-se anualmente as seguintes festividades e tradições religiosas: Festa de Nossa Senhora da Purificação (2 de Fevereiro), Procissão do Senhor dos Passos e Celebração da Páscoa, Festas do Divino Espírito Santo (Junho) e Festa de São Mateus (terceira semana de Setembro).

Actividades económicas: Apesar de ser considerada uma freguesia rural, Montelavar é um dos grandes centros da indústria das rochas ornamentais, com particular destaque para o mármore, incluindo a exploração, o corte, a cantaria e o trabalho artístico, com expressão na arte funerária, no trabalho dos canteiros, no assentamento de mármore e na escultura. Associadas a esta indústria desenvolveram-se localmente também a metalomecânica, as máquinas e ferramentas, a carpintaria industrial, etc. Conta actualmente com mais de 300 empresas activas e que empregam cerca de 3000 pessoas e, para além disso, tem também diversas empresas de construção civil e obras públicas, de fabricação de móveis para cozinha e casa de banho e de outros equipamentos para a construção civil.
No sector do comércio, manutenção e reparação de veículos automóveis e motociclos, estão instalados, em Montelavar, dois stands de venda multi-marcas e um concessionário de uma marca de automóveis e no comércio a retalho dispõe de dois supermercados, diversos minimercados e mercearias, padarias, peixarias, lojas de produtos congelados, de material informático e eléctrico, de materiais de construção, de móveis para cozinha e casa de banho, de carpintaria, de têxteis e vestuário, de artigos de desporto, de rações e alimentos para animais, uma ourivesaria/joalharia/relojoaria, papelarias e tabacarias, floristas e diversos estabelecimentos do tipo «bazar». Possui também diversos restaurantes, cafés, lojas pronto-a-comer e diversas pastelarias, incluindo duas com fabrico próprio.
Na área dos serviços, existem na localidade diversas agências imobiliárias, agências de seguros, agências de documentação e contabilidade, serviços de informática, diversos salões de cabeleireiro e estética, barbearias, oficinas de reparação de calçado, uma tipografia, agências de lotaria e outros jogos de aposta e