O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

71 | II Série A - Número: 167S1 | 27 de Julho de 2009

Sobre a estratégia futura para as RUP, é referido o seguinte:

No que toca aos fluxos migratórios e evolução demográfica, ė necessário, pois, que a UE tenha em atenção não só os fenómenos de forte pressão e de imigração ilegal existentes em algumas RUP, mas que tenha também em conta outras realidades específicas de cada Região, que poderão ter uma clara e importante repercussão no seu desenvolvimento futuro.
É, assim, fundamental considerar a diversidade e características próprias de cada Região e que a UE adopte programas e apoios específicos em relação às ilhas mais pequenas e menos povoadas das RUP, promovendo o seu desenvolvimento e a fixação de população jovem, bem como a criação e financiamento de estruturas sociais específicos para a tercera idade (Lares de Idosos. Centros de Saúde e Segurança Social, entre outros).
Por outro lado, como é sabido, nos Açores não existem problemas relacionados com fenómenos massivos de imigração ilegal, facto que deriva, essencialmente, da sua maior distância em relação aos territórios originários. Não deverá, no entanto, ser afastada possibilidade da chegada no futuro, por via marítima e/ou aérea, de maiores fluxos de imigrantes irregulares, pelo que as medidas e programas da UE de apoio e, principalmente, de prevenção - a estas situações devem ser aplicáveis, sempre, a todas as RUP.