O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

54 | II Série A - Número: 008 | 30 de Setembro de 2010

b) Farmácias: existem, na vila de Albergaria-a-Velha, além de uma parafarmácia, três farmácias que asseguram o funcionamento ininterrupto; c) Corporação de bombeiros: a corporação de bombeiros existente, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, soma já 85 anos e conta com 70 elementos activos e 27 estagiários, perfazendo um total de 97 operacionais apoiados por 31 viaturas de socorro. A necessidade constante desta organização em dar resposta contínua, e nas melhores condições, não só à vila de Albergariaa-Velha, mas a todo o concelho que serve, e às muitas rodovias que a atravessam, levou a que, num esforço extra de toda a comunidade, se encontre em construção um novo quartel, cumprindo o que são os melhores princípios de concepção e construção europeus e onde está já em funcionamento a helipista municipal, com duas pistas e todas as infra-estruturas de apoio necessárias para operar 24 horas/dia.
d) Casa de espectáculos e centro cultural: o emblemático Cine-Teatro Alba, símbolo arquitectónico de uma tradição cultural na região, é um elemento singular representativo da história recente da vila, associado à alameda onde se inscreve configura-se como um centro identificável que lhe permite servir de ligação não só à comunidade, como ao território, «obrigando» a que este não se perca na malha urbana. Transformado, recentemente, em «Casa Municipal da Cultura» e alvo de um completo projecto de reestruturação arquitectónica que lhe conferirá uma nova dimensão, quer funcional quer conceptual, o Cine-Teatro Alba contará, dentro de 18 meses, aproximadamente, com uma nova sala de espectáculos com 530 lugares, uma área comercial, uma sala de café concerto, área infantil, espaço de exposições e uma nova caixa de palco, com espaço de trabalho e ensaio.
e) Museu e biblioteca: Albergaria-a-Velha conta, desde 2003, com uma biblioteca municipal que disponibiliza mais de 20 000 títulos, instalada no edifício sede da junta de freguesia que ocupou, após obras de requalificação, uma antiga escola primária da tipologia «Conde Ferreira». Localizada junto aos Paços do Concelho, a sua centralidade permite, a par dos inúmeros serviços e actividades, o acesso a um leque alargado da população de todas as faixas etárias, contando com 2492 leitores inscritos. A hora do conto, o espaço lúdico, as exposições, o espaço internet ou a comunidade internacional de partilha de livros bookcrossing, bem como o exemplar trabalho de dinamização da rede de bibliotecas que lidera, motivaram um crescimento exponencial dos serviços que, associados à política cultural, de apoio e promoção da leitura, tornaram premente a necessidade de um novo espaço que cumpra esta carência, processo em curso, que culminará com a construção da nova biblioteca municipal de Albergaria-a-Velha, um projecto que obedece ao programa do tipo B.M. 2, de acordo com o IPLB. A nova infra-estrutura será instalada no Palacete da Quinta da Boa Vista e na simbólica edificação que lhe está associada, o Torreão. Trata-se de um edifício memorável em que o cuidado posto na adaptação à biblioteca e à simplicidade de linhas, graças às suas formas puras, lhe estabelece uma extrema singularidade, não só pelo uso e funções que lhe estarão atribuídas, mas pela sua personalidade e significado no contexto histórico e urbano.
O arquivo municipal, a funcionar no edifício da antiga cadeia, está a ultimar a instalação de um pequeno museu de achados arqueológicos. No entanto, este equipamento presta-se, desde a sua inauguração, em 2008, a cumprir a função de espaço museológico, estando ao dispor da população um conjunto de documentos e testemunhos históricos.
Na vila existem, ainda, dois espaços com exposições permanentes representativas do folclore, da etnografia e da cultura popular da freguesia. Estão instalados em dois edifícios emblemáticos, o «Antigo Matadouro» e o ‘antigo armazém/oficina da EDP», sedes do Grupo Folclórico e Etnográfico de Albergaria-aVelha e do Grupo Folclórico Cultural e Recreativo de Albergaria-a-Velha, respectivamente. Ambos símbolos e objectos das tradições e cultura populares, preservando a memória de tempos ancestrais.
f) Instalações de hotelaria: a oferta hoteleira, no que se restringe à área da vila de Albergaria-a-Velha, remete para cinco instalações que permitem uma oferta de 100 quartos, sendo complementada com a disponibilidade de vários estabelecimentos de turismo rural e de habitação, de grande qualidade, distribuídos pelo concelho. Quanto à restauração, e em resposta ao crescimento e desenvolvimento da freguesia e do município, verifica-se um crescimento contínuo do número de restaurantes, bem como de bares, cafés, pastelarias e padarias.
g) Estabelecimento de ensino preparatório e secundário: a vila de Albergaria-a-Velha é dotada de uma Escola Básica, com 1.º e 2.º CEB e uma Escola Secundária с om 3.º ciclo, da rede pública; conta, ainda, com um colégio privado. Para о 1 .º СЕВ existe ainda uma outra escola, EB1 do Sobreiro, com duas salas de aula.
De referir que, numa aposta estratégica da Câmara Municipal, existe entre o município, a Escola Secundária e a Universidade de Aveiro uma estreita relação de parceria, que se tem traduzido na disponibilização de cursos de especialização tecnológica em Albergaria-a-Velha e numa relação directa com o mercado de trabalho, na criação de uma incubadora de empresas a funcionar em rede há cerca de três anos.
h) Estabelecimento de ensino pré-primário e infantários: a freguesia dispõe de seis estabelecimentos de ensino pré-escolar de caracter público e privado: jardim-de-ilnfância de Albergaria-a-Velha, com três salas, jardim-de-infância do Sobreiro, com uma sala; Associação de Infância D. Teresa (IPSS), com quatro salas;