O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12 | II Série A - Número: 018 | 18 de Outubro de 2010

 Casa da Varziela Casa antiga, foi do Padre João Pinto da Veiga, ali falecido em 1729. Possui uma capela interior, com altar neoclássico, do tempo do Padre José Coelho da Silva, que ali viveu, tendo falecido em 1895.

 Casa da Portela Reedificada em 1796 pelo Padre António Ferreira Coelho, Vigário da freguesia de Sobrosa, destaca-se pelo conjunto formado pelo seu grandioso portal, casa de habitação e passadiço junto. Foi berço de inúmeras personalidades, destacando-se o Padre José Coelho da Silva Meireles, o Alferes Bento Coelho da Silva Barbosa e seu irmão, o Doutor Bento Portela, entre outras figuras ilustres.

 Casa do Muro Edificada em 1724, possui uma grande fachada do século XIX. É oriundo desta casa o Padre José Coelho da Silva.

 Casa do Bodo Situada junto à Presa do Adro, próxima do local onde existiu a antiga Igreja Paroquial de Sobrosa, esta casa foi reedificada em 1708 por Manuel Gonçalves, como atesta uma pedra no seu interior.

 Casa dos Ferreiros Edifício com origens anteriores ao século XVI, possui uma torre ameada. Na sua fachada encontra-se uma carranca com um pia de água que se supõe ser uma pedra tumular. A casa possui um altar no seu interior, do tempo do Padre Adriano Moreira de Pinho, falecido em 1839. É oriundo desta casa o Professor Joaquim de Meireles, grande personalidade do século XIX e que exerceu diversificados cargos públicos.

 Casa de Grifão Referida no Foral de 1519, foi ampliada no século XVIII e hoje possui uma grande fachada granítica.

II — Breve Caracterização Geográfica e Demográfica A freguesia de Sobrosa está situada no extremo Norte do concelho de Paredes, ocupando uma área de 4,87 km2.
Confronta com a Vila de Vilela e as freguesias de Duas Igrejas, Cristelo, Louredo e Beire, do concelho de Paredes, e Ferreira, do concelho de Paços de Ferreira.
De acordo com os Censos 2001, Sobrosa registava 2502 habitantes, sendo que, de acordo com as estimativas mais recentes, este número ultrapassou já os 3000. Em 2010, o número de cidadãos eleitores é de 2300.
Em termos de acessibilidades, é atravessada a Norte pela A42, possuindo um nó de acesso dentro dos seus limites, o qual serve várias freguesias dos concelhos de Paredes e Paços de Ferreira. Por esta freguesia passa a EN319, que liga aquelas duas cidades.
Com a abertura da A42, em 2005, o tráfego automóvel na freguesia cresceu exponencialmente, contandose milhares de veículos por dia.

III — Actividade Económica Sendo uma freguesia pioneira na indústria do mobiliário, desde a primeira metade do século XIX que esta actividade floresceu na freguesia, ocupando, ainda hoje, grande parte da população masculina. Existem diversas fábricas de móveis, bem como serrações de madeiras, carpintarias e polimentos de móveis.
Igualmente importante é o sector têxtil, com quase um milhar de postos de trabalho dentro na freguesia.
O sector primário tem vindo a perder a sua importância, embora a exploração agrícola e pecuária seja ainda uma realidade, cada vez mais modernizada e adaptada aos novos tempos. Destacam-se a produção vinícola e leiteira.
No sector secundário há algumas empresas de construção civil, serralharia civil, pichelaria e electricidade.