O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Quadro 1.4. Balança corrente e de capital (saldos em percentagem do PIB)

Fontes: Banco de Portugal; Ministério das Finanças.

Nos primeiros seis meses de 2021, o défice da balança de bens e serviços aumentou, em comparação com igual período do ano passado. A redução do défice da balança de bens foi insuficiente para compensar a redução do excedente da balança de serviços, que foi essencialmente determinada pelo decréscimo do saldo da componente de viagens e turismo.

A melhoria no saldo da balança corrente decorreu do comportamento da balança de rendimentos. Nos primeiros seis meses do ano, o défice da balança de rendimentos primários diminuiu devido principalmente ao menor pagamento de juros ao exterior. Por sua vez, o excedente da balança de rendimentos secundários aumentou, refletindo o acréscimo dos fundos europeus recebidos sob a forma de cooperação internacional corrente.

O excedente da balança de capital diminuiu na primeira metade do ano, em consequência da redução das ajudas ao investimento recebidas da União Europeia, por comparação com igual período de 2020.

Os dados mais recentes, disponíveis para julho, revelam que:

A economia portuguesa apresentou capacidade de financiamento de 256 milhões de euros nos primeiros sete meses do ano;

Em julho, Portugal recebeu cerca de 1100 milhões de euros do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, provenientes da devolução da margem financeira retida em 2011 no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal, recebimento que determinou o aumento do excedente da balança de capital;

O recebimento de mais fundos europeus contribuiu para o aumento do excedente da balança de rendimentos secundários e para uma redução do défice da balança de rendimentos primários.

2018 2019 2020 1ºS 2020 1ºS 2021

Balança corrente e de capital 1,5 1,3 0,0 -1,3 -0,7

Balança corrente 0,6 0,4 -1,1 -2,6 -1,9

Balança de bens e serviços 0,9 0,8 -1,8 -2,7 -2,8

Balança de bens -7,6 -7,6 -6,1 -6,8 -5,5

Balança de serviços 8,5 8,4 4,3 4,1 2,7

Balança de rendimentos primários -2,4 -2,4 -1,5 -2,0 -1,7

Balança de rendimentos secundários 2,0 2,1 2,2 2,0 2,7

Balança de capital 1,0 0,9 1,1 1,4 1,1

11 DE OUTUBRO DE 2021 _____________________________________________________________________________________________________________

23