O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Comparação com a projeção subjacente ao Programa de Estabilidade para 2024-2028

Face às projeções apresentadas no Programa de Estabilidade, o exercício atual procede a uma revisão em alta do crescimento do PIB em 2024 e 2025, em resultado de um aumento mais expressivo do consumo privado e do consumo público. Estas alterações refletem a incorporação do impacto de medidas anunciadas desde a apresentação do Programa de estabilidade, bem como de outras medidas apresentadas no Orçamento do Estado para 2025. Em contrapartida, é revisto em baixa, em ambos os anos, o crescimento esperado do investimento, das exportações e das importações.

A revisão em baixa das trocas internacionais reflete a conjuntura externa, marcada por elevada incerteza e por um crescimento muito moderado na área do euro, particularmente condicionado pela economia alemã. Estes fatores impactam igualmente na confiança das empresas e, consequentemente, na evolução do investimento. Neste caso, a revisão em baixa reflete igualmente o crescimento muito moderado registado durante o primeiro semestre de 2024. A previsão de menor crescimento do investimento contribui igualmente para a revisão em baixa da evolução das importações numa magnitude superior à observada no caso das exportações.

No que respeita à inflação medida pelo IHPC, as projeções do Orçamento do Estado mostram revisões ligeiramente em alta, refletindo uma persistência superior à anteriormente antecipada dos preços de determinadas categorias e, em particular, dos serviços.

No âmbito do mercado de trabalho, refletindo a evolução verificada ao longo do primeiro semestre de 2024, procedeu-se a uma revisão ligeira em baixa da taxa de desemprego.

II SÉRIE-A — NÚMERO 110 _____________________________________________________________________________________________________________

26