O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Gráfico 2.1. Crescimento real do PIB: 2013-2028

Fonte: Instituto Nacional de Estatística, Ministério das Finanças.

Após cumprir um severo período de ajustamento económico e financeiro, entre 2011 e 2015, Portugal deparou-se com circunstâncias económicas externas extraordinariamente favoráveis, caraterizadas por custos de financiamento muito baixos, uma explosão global do turismo e um influxo extraordinário de fundos comunitários destinados a alavancar a resiliência e transformação da economia europeia. Em face do modesto desempenho alcançado e das pobres perspetivas traçadas, conclui-se que faltou a Portugal uma estratégia assente no aprofundamento do capital físico e humano que permitisse maiores ganhos de produtividade, o acréscimo da competitividade, da internacionalização e da inovação. Diferentemente, a oportunidade que Portugal não conseguiu potenciar foi aproveitada por muitos outros países, nomeadamente do Leste europeu, com reflexo nas dinâmicas de crescimento do produto per capita destes países, que em consequência da sobredita falta de estratégia Portugal não acompanhou.

II SÉRIE-A — NÚMERO 110 _____________________________________________________________________________________________________________

28