O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Gráfico 2.3. Evolução da produtividade nominal e número de países da União Europeia com menor produtividade do que Portugal

Fonte: Eurostat, National accounts indicator (ESA 2010).

No momento presente (2024), para além de fracas perspetivas de convergência real com a União Europeia, Portugal e os portugueses vêem-se a braços com uma carga fiscal excessiva, e com falhas clamorosas na quantidade e qualidade dos serviços públicos providos e da assistência social prestada. Esta dinâmica condena o País a uma perda consistente de capital humano, traduzida na emigração expressiva dos seus trabalhadores, em particular dos jovens e dos mais qualificados, obliterando a prosperidade futura de todos.

Demonstração evidente da dificuldade de Portugal em transformar o seu paradigma de desenvolvimento nos últimos anos é a incapacidade de alavancar os fundos providenciados pela União Europeia, quer os relativos ao envelope financeiro do PT2030 e do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), quer, em particular, os disponibilizados ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que tem vindo a presenciar-se.

II SÉRIE-A — NÚMERO 110 _____________________________________________________________________________________________________________

30