O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

74-(24)

II SÉRIE-B — NÚMERO 16

MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS

GABINETE DO MINISTRO

Assunto: Resposta ao requerimento n.° 154/VT (l.")-AC, do Deputado Jorge Paulo Cunha (PSD), sobre o volume das trocas comerciais entre a Comunidade Económica Europeia e a Indonésia.

As relações comerciais entre a CEE e a Indonésia regem-se pelo Acordo de Cooperação CEE-ASE AN de 1980, não possuindo a Comunidade Económica Europeia com aquele país qualquer regime comercial específico.

O Japão, os EUA e Singapura são os principais parceiros comercias da Indonésia para os quais se dirigem 66 % das suas exportações e dos quais provém 43 % do total importado (valores de 1989).

Entre 1984 e 1989, o saldo da balança comercial entre a CEE e a Indonésia foi sempre favorável à Comunidade. Em 1989, as importações daquele país provenientes da Comunidade rondaram os 2,5 biliões (correspondendo a 15,5 % do total importado) enquanto as suas exportações para aquele mercado comum ascenderam a 2,3 biliões de dólares (10,5 % do total exportado pela Indonésia).

Comércio Indonésia • CEE

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

(•) Nao discriminado

Fonte: Central Bureau of Statistics

Poder-se-á ainda adiantar que no seio dos Doze é com a Holanda a Alemanha e o Reino Unido que as relações comerciais são mais intensas. Assim, cerca de 30 % do total das exportações indonésias para a Comunidade dirigem-se para a Holanda 21 % para a Holanda 21 % para a Alemanha e 16 % para o Reino Unido, enquanto que do total importado 36 % provêm da Alemanha 16 % da França 14 % do Reino Unido e 10 % da Holanda.

No tocante ao aproveitamento que a Indonésia faz do Sistema de Preferências Generalizado (SPG) duas observações:

Um acréscimo da utilização deste' para a CEE — em 1987, o valor exportado ao abrigo do SPG foi de 421,5 milhões de dólares. Em 1988, elevou-se a 756,4 milhões de dólares, representando um aumento de 79 %. No período de Janeiro a Junho de 1989 (últimos dados disponíveis), o valor dos bens que entraram no mercado comunitário com isenção ou redução de direitos aduaneiros cifrou-se em 573,1 milhões de dólares;

O bom posicionamento da Indonésia na escala dos beneficiários do SPG comunitário. Em 1989, ocupou a 7." posição em geral e o 2." lugar entre os países da ASEAN.

MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

GABINETE DO MINISTRO

Assunto: Resposta ao requerimento n.° 173/VT (l.a)-AC, do Deputado José Apolinário (PS), sobre o regime de concessão de crédito a jovens para habitação.

Ouvidos os serviços competentes e atendendo às questões suscitadas no requerimento mencionado em epígrafe, remetido a este Gabinete a coberto do ofício n.° 580/ 92, de 15 de Janeiro, cumpre-me transmitir o seguinte:

1 — Presumindo que se pretende com o «quantitativo dos apoios concedidos pelas entidades bancárias (...]» são os montantes de financiamento, temos para as instituições especiais de crédito, em milhares de contos, os seguintes valores:

"VER DIÁRIO ORIGINAL"

2 — Decreto-Lei n." 328-B/86, de 30 de Setembro, Portaria n.° 658/90, de 10 de Agosto, Decretos-Leis n.tw 292/90, de 21 de Setembro, e 150-B/91, de 22 de Abril, e Portaria n." 610/91, de 5 de Julho.

3 — Não é possível responder a este item na medida em que se desconhece qualquer documento oriundo da Provedoria da Justiça que corresponda ao do despacho citado.

O Chefe do Gabinete, João Goulart de Bettencourt.

MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

GABINETE DO MINISTRO

Assunto: Resposta ao requerimento n." 176/Vl (1.0)-AC, do Deputado António Braga (PS), sobre a auto-estrada Braga-Valença.

Ouvidos os serviços competentes relativamente às questões levantadas no requerimento mencionado em epígrafe, remetido a este Gabinete a coberto do ofício n.H 584/92, de 15 de Janeiro, encarrega-me o Sr. Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações de solicitar a V. Ex." se digne transmitir ao Sr. Secretário de Estado o seguinte:

1 — O estudo prévio deste lanço, da Auto-Estrada do Norte (Braga-Valença) está concluído e será, a curto prazo, remetido ao Ministério do Ambiente e Recursos Naturais para parecer e promoção da respectiva consulta pública.