O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 DE NOVEMBRO DE 1994

8-(27)

to, da especificidade das instalações do Palácio de São Bento e da necessidade de nos processos de concursos públicos internacionais se ser particularmente rigoroso nas avaliações, evitando desta forma reclamações e consequen-tes revisões de relatórios de avaliação, que são sempre desgastantes em termos de imagem da instituição e penalizantes em termos de tempo.

13 — Em Abril de 1994, iniciou-se a distribuição de equipamento de microinformática aos GP. Dado que ainda não existia uma nova rede e que a ligação de cada microcomputador (PC) à rede Wangnet faz aumentar o seu custo em aproximadamente 20 %, com o inconveniente de, caso a sua marca não seja Wang, existirem problemas na interacção com o utilizador, optou-se pela distribuição do equipamento para funcionamento autónomo, o que possibilitaria iniciar mais cedo a formação dos utilizadores. Acresce que não se retirou dos GP qualquer equipamento, pelo que foi aumentado significativamente em termos quantitativos e qualitativos o parque informático colocado à disposição dos utilizadores. A ligação em rede ocorrerá no início de 1995.

14 — Quanto à ligação da DILP-Avenida de D. Carlos I ao sistema sediado no Palácio de São Bento, ela existe desde Setembro de 1993. Esta ligação é utilizada desde esta data por todos os utilizadores do sistema que tenham necessidade de ligação a uma máquina remota.

Quanto aos aspectos que o Ex.mo Sr. Deputado entendeu por bem especificar em documento posteriormente elaborado esclarece-se o seguinte:

1) Como o Ex.m0 Sr. Deputado refere, é inegável o risco tecnológico associado à transição informática em curso na AR. Sendo a evolução tecnológica imprevisível, parece que o princípio de adquirir redes de comunicação de dados, sistemas operativos e software com características não proprietárias e com capacidade de expansão é a garantia possível no sentido de rrurumizar custos faturos;

2) Relativamente à preocupação do Ex.mo Sr. Deputado de se fundar a nova rede no Lan Manager, refira-se que este produto desempenha no sistema o papel de um sistema operativo de rede (SOR), cujas principais funções são permitir a partilha de recursos, independentemente da sua localização física, executar a gestão e o controlo de acessos ao sistema e isolar o utilizador da complexidade do UNIX e do TCP/IP, disponibilizando sempre uma interface tipo Windows quer para a exploração quer para a administração do sistema.

Na verdade, e numa abordagem mais consentânea com a evolução tecnológica, é possível pensar noutras alternativas para o SOR:

O Windows-NT da firma Microsoft, com as desvantagens de:

Este ser o último grito tecnológico e, consequentemente, com um futuro ainda incerto e alguma instabilidade na sua implementação;

Ainda não estar disponível para integração em ambiente UNIX;

Ter grandes exigências em termos de configuração dos postos de trabalho;

O Netware, da firma Novell, que detém já capacidade de integração com o UNIX, mas que não possui ainda uma interface em ambiente Windows para administração do sistema.

Pelo exposto e tendo em conta as condicionantes próprias da AR, parece que, independentemente do futuro do produto Lan Manager, actualmente não existe no mercado, no entender da signatária, melhor opção.

Recorde-se ainda que a aquisição do produto Lan Manager foi realizada através de um concurso público internacional, ao qual submeteram propostas as maiores empresas de computadores. Todas as propostas apresentadas propunham para sistema operativo de rede o produto Lan Manager ou o produto Netware.

No entanto, caso se concretize a condenação do produto Lan Manager e apareça no mercado um produto alternativo, a AR terá de substituir o seu sistema operativo de rede. Tendo em conta os preços actuais, esta mudança terá um custo visível estimado da ordem dos 5 % do valor total despendido pela AR com o novo sistema. Quanto aos custos invisíveis, eles são inexistentes, dada a total integração do produto Lan Manager com o Windows. Acresce ainda que, face à modularidade da solução, esta substituição poderá ser faseada, permitindo a coexistência de várias soluções.

13 — A integração de equipamento Mac na nova rede foi também acautelada. De facto, a utilização de Ethernet e TCP/IP permite a referida integração. No entanto, este problema, no entender da signatária, não é preocupante, dado o aumento da quota de mercado que os IBM compatíveis têm registado, comparativamente com a diminuição da quota de mercado do equipamento Mac.

De facto, com o Windows 3.1 e com a disponibilização para este sistema das aplicações que eram exclusivas do ambiente Mac (por exemplo, Word), existe uma migração de utilizadores para aquele sistema, que detêm agora idêntica funcionalidade com um custo de aquisição mais baixo.

Aliás, informa-se que o Gabinete de S. Ex." o Presidente da Assembleia da República, utilizador de equipamento Mac, se disponibilizou a experimentar o Windows 3.1. O resultado foi favorável ao equipamento IBM compatível, tendo inclusivamente sido solicitados por este Gabinete mais postos de trabalho Windows.

14 — A importância de acessos ao exterior está neste momento qualitativamente equacionada e consequentemente prevista. Foi estimada a quantificação dos acessos, podendo mais tarde, caso se justifique, ser redimensionada a capacidade do serviço.

Os acessos estão contemplados, ao nível do protocolo X25, vulgo Telepac, e ao nível do escritório electrónico.

Ao nível da Telepac será permitido o acesso ao exterior a qualquer posto de trabalho. O acesso a partir do exterior será também disponibilizado e incidirá sobre um servidor que disponiblizará aplicações selectivas de consulta, tendo em conta o perfil e o nível de acesso de cada utilizador.

Na AR existem actualmente as seguintes linhas Telepac:

Uma unha no CINF-São Bento, ligada à VS7000 e que disponibiliza o acesso ao exterior que nunca foi interrompido;