O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

0046 | II Série B - Número 008 | 02 de Dezembro de 2000

 

PETIÇÃO N.º 42/VIII (2.ª)
APRESENTADA POR JOSÉ EDUARDO DE MATOS E OUTROS, MANIFESTANDO A SUA PREOCUPAÇÃO CONTRA O ENCERRAMENTO DA URGÊNCIA E ATÉ DOS SERVIÇOS DE ORTOPEDIA E BLOCO OPERATÓRIO DO HOSPITAL VISCONDE DE SALREU, EM ESTARREJA

Cada vez mais rumores e notícias apontam para o encerramento da velha urgência do Hospital Visconde de Salreu.
Há mesmo quem adiante também o breve encerramento dos serviços de ortopedia e do bloco operatório, remetendo os pacientes directamente para Aveiro.
Isto é, quando todos reivindicamos e precisamos de melhor capacidade de resposta, ainda ficamos mais pobres e desprotegidos, sobretudo quando Estarreja tem um complexo fabril químico de reconhecida perigosidade, além de ser cruzada pelo caminho-de-ferro e auto-estrada, justificando um estatuto especial em termos de protecção civil e saúde.
Estaremos perante um inadmissível passo atrás na nossa qualidade de vida, retirando uma referência fundamental à população do concelho de Estarreja, com dezenas de anos de serviços prestados aos doentes mais precisados.
Basta da progressiva perda de valências - as existentes são fundamentais e importa, sim, proceder ao preenchimento das vagas de médicos, de enfermeiros e de técnicos.
A população não entende que se encerre uma urgência onde foram atendidas 37 000 pessoas em 1999!
Como por certo não entenderão as empresas locais que contribuíram financeiramente para melhorar o hospital, nomeadamente o bloco operatório.
Estamos muito preocupados e o que ouvimos e lemos de responsáveis políticos e da saúde, pelos silêncios e imprecisões, só nos faz aumentar os receios e a vontade de saber o que realmente se passa. Antes que seja tarde...
Nestes termos:
Somos de subscrever a presente petição à Assembleia da República para sublinhar ao Ministério da Saúde e ao Governo:
- A importância fundamental da urgência e actuais valências no Hospital Distrital de Estarreja;
- A garantia de que nenhum serviço desta unidade será, total ou parcialmente, encerrado;
- O completo esclarecimento sobre o projecto de concentração de serviços hospitalares na nossa região de saúde.

Estarreja, 17 de Maio de 2000. O primeiro subscritor, José Eduardo de Matos.

Nota: - Desta petição foram subscritores 10 5000 cidadãos.

A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.