O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

21 | II Série B - Número: 025 | 31 de Outubro de 2008

PERGUNTA Número 473/X (4.ª) Assunto: Raid TT Porto-Marco ^ Destinatário: Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República No sul dos Concelhos de Paredes e Penafiel, paredes-meias com o concelho de Valongo (Serras de Pias e Castiçal) existe uma extensa área em que a natureza se encontra relativamente bem preservada, com pouca pressão humana, onde subsiste alguma agricultura dispersa por uma grande mancha florestal.
Para além de muita floresta industrial de pinheiro e eucalipto, subsistem também, felizmente, alguns bosques de vegetação autóctone onde, para além de Carvalho alvarinho (Quercus robur), Carvalho negral (Q. pyrenaica), Sobreiro (Q. suber), Castanheiro (Castanea sativa) e Medronheiro (Arbutus unedo), se encontram algumas espécies mais raras como o Folhado (Viburnum tinus), o Azereìro (Prunus lusitanica), о Loureiro (Laurus nobilis), o Loureiro-cerejo (Prunus laurocerasus), o Azevinho (Ilex aquifolium), o Freixo (Fraxinus excelsior) e a Pereira-brava (Pyrus bourgaeana).
Esta área é atravessada por inúmeros cursos de água como os rios Sousa, Ferreira e Mau, e seus tributários como o ribeiro de Lagares e o ribeiro das Banjas. Nestas zonas