O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14 | II Série B - Número: 032 | 18 de Novembro de 2008

Assunto: Construção de novo cemitério de Fermentelos Destinatário: Câmara Municipal de Águeda

O local onde vai ser construdotlessiacutedo o novo cemitério de Fermentelos, o Lugar da Gurita, na Rua do Cabeço do Pano foi chumbado por dois investigadores da Universidade de Aveiro, conforme noticiou a comunicação social em Outubro passado.
A área de 11 000 m2, que foi desanexada da Reserva Agrícola Nacional para a construção do cemitério, tem uma reduzida profundidade do nível freático (0.85 m sob a superfície) na parte central do terreno.
Segundo o estudo elaborado pela professora convidada da Universidade de Aveiro, Teresa Melo (Hidrogeóloga), e pelo engenheiro Carlos Grangeia (Geólogo), "a área constitui até um risco para as próprias urnas, uma vez que nesta zona não deverá ser possível qualquer escavação sob pena de as urnas "flutuarem" em vez de se enterrarem".

"Na área envolvente de implantação do projecto de construção do futuro cemitério (entre a Rua do Muro e a Rua do Pano) foram inventariados 37 pontos de água, na sua maioria localizados a jusante do local do futuro cemitério e, portanto, podendo ser afectados por este", referem os investigadores.
Teresa Melo afirmou ainda, em declarações à comunicação social, que "o fluxo subterrâneo acompanha o declive do terreno descarregando em direcção à Pateira de Fermentelos".
PERGUNTA Número /X ( .ª) REQUERIMENTO Número 319/X (4.ª)- AL Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República