O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18 | II Série B - Número: 046 | 5 de Janeiro de 2009

«momento certo para a sua distribuição», de acordo com o que foi, então, noticiado.
No passado dia 5 de Setembro o Ministro da Administração Interna procedeu a cerimónia de entrega de 8750 armas a PSP e a GNR, que não terão sido entregues mais cedo - em 2007 - alegadamente por causa da necessidade de verificação de todos os requisitos de segurança. Esta foi, de facto, uma entrega simbólica, pois ainda antes do final da cerimónia terminar, os agentes representativos das unidades da PSP estavam a devolver as armas...
De acordo com as últimas informações públicas, depois de já terem sido distribuídas milhares de unidades, os elementos das duas forças de segurança estão a braços com carregadores que caem antes do primeiro tiro e invólucros que saltam para os olhos do atirado.. A PSP, por exemplo, assumiu que já recolheu dezenas de pistolas para serem corrigidas.
Os problemas relacionados com as Glocks, parece, no entanto, que não se ficam por aqui. Em termos de utilização da arma, o botão de segurança e o botão Iibertador do carregador têm formas e tamanhos semelhantes e estão muito próximos, 0 que, de acordo com afirmações públicas de responsáveis das Forças de Segurança, pode levar a que o utiiizador - especialmente em situações de tensão - accione um dos botões por engano.
Para além desta situação, foram ainda reportados alguns casos em que ha ejecção do invólucro da munição na direcção da cara do atirado, situação totalmente anómala em qualquer arma de fogo.
Tendo em consideração todas as atribulações acima descritas que têm rodeado o processo de reequipamento da PSP e da GNR, ao abrigo da alínea d) do artigo 15б.º da Constituição e da alínea d) do artigo 4.º do Regimento da Assembleia da República, pergunto ao Ministério da Administração Interna, se as armas que foram distribuídas possuem todas as condições técnicas e de segurança exigíveis ao cumprimento das funções que estão adstritas as Forças de Segurança.