O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

19 | II Série B - Número: 046 | 5 de Janeiro de 2009

PERGUNTA Número 736/X (4.ª) Assunto: Gestão da raça serpentina no perímetro florestal da Contenda, em Barrancos Destinatário: Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República Foi proposto pela Associação de Caprinicultores da Raça Serpentina ao titular da pasta da agricultura do XVI Governo - e à semelhança do que se efectuou com a gestão do efectivo pecuário da raça mertolenga no respectivo perímetro florestal - que a gestão do rebanho da raça serpentina, que se estima em 250 animais, fosse transferida para a associação mediante um protocolo.
É sobejamente reconhecida a importância desta raça numa área como a que caracteriza a Herdade da Contenda, bem como da gestão deste rebanho em função de um dos objectivos que se pretendem obter deste perímetro florestal: a diminuição do risco da intensidade de um incêndio florestal.
Decorridos que estão já mais de quatros anos sobre a apresentação daquela proposta, que se assemelha à já implementada para a raça mertolenga, desconhece-se, contudo, qualquer iniciativa para a acolher ou não. Sabe-se apenas aquilo que e do conhecimento público: que o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas tem estado a alienar o património pecuário, que melhorou durante décadas.