O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

114 | II Série B - Número: 066 | 12 de Fevereiro de 2009

optarmos por não renovar contratos a termo, o mesmo gera o impedimento de fazer posteriores admissões para o mesmo posto, por 1/3 do tempo do contrato anterior, o que pode impedir uma adequada reacção em caso de uma rápida recuperação de encomendas.
Custos Energéticos Os sucessivos aumentos de energia, nomeadamente do gás natural não permitem manter níveis de elevada competitividade.
De destacar que o grande aumento do gás natural acontece no ano da liberalização do mercado, ou seja, quando as empresas estavam na expectativa de uma redução de preço e da entrada de outros operadores.
Segundo dados de algumas empresas temos os seguintes elementos: o Ano 2008 Gás Natural: aumento de 22% desde o inicio do ano; o Aumento do gás natural nos últimos três anos foi 34,7%; o Previsão de aumento do GN para 2009 é de 5%; o Ano 2008 Electricidade: aumento de 8,6%; Pagamentos/recebimentos com o Estado O desajustamento entre os fluxos de recebimento de clientes, pagamentos ao Estado e recebimentos do Estado.
Os pagamentos de Segurança Social e IRS são de 15 e 20 dias, respectivamente, e o prazo de reembolso de IVA de 70 a 110 dias. No caso das empresas exportadoras, que por regra têm sempre créditos de IVA, têm que pagar primeiro a SS e IRS, quando apresentam permanentemente valores superiores a receber do Estado.
Dificuldades de Tesouraria Crescente dificuldade de Gestão de Tesouraria que decorre do abrandamento de actividade e que leva a uma diminuição dos meios libertos pelas empresas.
As linhas PME INVEST I e II não estão totalmente adequadas às necessidades das empresas, admitindo-se que a III esteja mais ajustada, uma vez que até aqui impossibilitam a utilização dos apoios na reestruturação de dívidas, ou seja, em fundo de maneio, pois as necessidades de liquidez neste período conturbado revelam-se prioritárias. Nestas linhas, destaque ainda para o facto de excluírem as Grandes Empresas, penalizadas tão-somente por deterem mais de 250 trabalhadores, embora se identifiquem com estes mesmos problemas,