O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

115 | II Série B - Número: 066 | 12 de Fevereiro de 2009

Obtenção de crédito junto da Banca Tem se vindo a notar uma crescente dificuldade na obtenção de crédito junto da banca; Spread Bancários Uma tendência de aumento substancial de spread que está a anular o efeito da redução das taxas de juro, pois na prática os custos de financiamento não estão a acompanhar a redução das taxas de juros; Seguros de Crédito As reduções e mesmo anulações de seguros pelas Seguradoras de Crédito que têm vindo a aumentar o risco de negócio numa altura particularmente difícil; QREN A abertura tardia do QREN atrasou o apoio ao investimento, reflectindo-se em dificuldades acrescidas de financiamento para as empresas, os investimentos não podiam ser adiados e avançaram sem o apoio devido, e considerado o oportuno.
Verificam-se ainda casos de empresas que queriam investir neste período e cuja avaliação dos projectos por parte do IAPMEI foi considerada elegível, mas depois recebem uma carta que a dizer que o projecto é elegível mas sem disponibilidade orçamental.
Livre circulação de bens Verifica-se que as regras que foram acordadas com a OMC para a eliminação de barreiras à importação de produtos da China e outro países, nem sempre estão a ser cumpridas. Tais factos tem vindo a desvirtuar as regras da concorrência internacional Valorização do Euro Os principais países de destino das exportações da cerâmica utilitária e decorativa são os Estados Unidos da América, a Inglaterra e França. A valorização do Euro face ao USD e GBP tem vindo a penalizar fortemente as exportações, por via da perda de competitividade face a outros países, bem como se reflecte em perdas cambiais significativas, uma vez que os produtos financeiros de cobertura cambial não são os suficientes; Propostas Face ao exposto, sentimos que é urgente o apoio do Governo, pelo que sugerimos um conjunto de ideias que entendemos que podem contribuir para a manutenção da competitividade das indústrias cerâmicas e garantir um desenvolvimento sustentável a médio longo prazo, evitando assim a perda de um elevado número de postos de trabalho: 1. Linha de crédito para reestruturação de dívida, com base em planos de viabilidade