O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

15 | II Série B - Número: 082 | 10 de Março de 2009

Assunto: Despedimentos na Euronadel - concelho Cascais Destinatário: Ministério da Economia e da Inovação Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República, Em 28 de Janeiro deste ano a Euronadel - Indústria de Agulhas, L.da, sita na Abóboda, concelho de Cascais, anunciou a intenção de proceder ao despedimento colectivo dos seus 182 trabalhadores.
Esta multinacional do grupo Groz-Beckert, instalada em Portugal desde os anos 60, mas como Euronadel desde os anos 80, recebeu, a propósito do seu funcionamento em Portugal, uma série de fundos, durante vários anos. No ano de 2001, quando deixou de receber esses apoios, a empresa começou, de imediato, a reduzir o número de trabalhadores - só de 2001 a 2004 foram despedidas cerca de 500 pessoas. Entretanto, os lucros da empresa continuavam sempre a subir.
Já há vários meses, assistiu-se à transferência de máquinas de produção desta indústria, essenciais ao funcionamento da empresa, para a República Checa e para a índia, o que dava bem conta de que se estava a descaracterizar e a fragilizar a produção em Portugal, sentido, assim, os trabalhadores os seus postos de trabalho em risco. O que se assistia era à deslocalização dos tipos de produção mais importantes.
Entretanto, a Euronadel anuncia o despedimento colectivo, que pretendem concretizar até final de Abril deste ano, sendo que a maioria dos trabalhadores foram logo sujeitos a dispensa imediata, impedidos, portanto, de ocupar o seu posto de trabalho.

REQUERIMENTO Número /X ( .ª)
PERGUNTA Número 1406/X (4.ª)