O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

84 | II Série B - Número: 105 | 17 de Abril de 2009

Assunto: Serviço expresso do Metro do Porto Destinatário: Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações A linha do metro de superfície entre o Estádio do Dragão e a Póvoa de Varzim, que é a linha mais extensa da actual rede, é actualmente servida pelas composições tradicionais em operação na totalidade desta rede.
Ao longo deste trajecto circulam dois tipos de serviços: o normal, que pára em todas as estações intermédias da rede entre a Póvoa de Varzim e o Estádio do Dragão, e o serviço expresso, que pára apenas em duas estações entre a Póvoa de Varzim e a estação da Senhora da Hora, comportando-se depois como um serviço normal no trajecto entre esta estação e a do Estádio do Dragão, permitindo fazer uma economia global de tempo no trajecto completo de cerca de 15 minutos.
Sucede que há muito tempo que existe o compromisso de introduzir em circulação veículos mais rápidos para executar este serviço expresso, permitindo, assim, poupanças adicionais neste percurso. A introdução destes veículos tem sofrido atrasos sucessivos (estava prevista a sua entrada em funcionamento para meados do ano 2008), sendo certo que, ao que parece, estarão finalmente em fase de testes.
Enquanto os novos veículos não iniciam o seu serviço, a administração da Metro parece ter decidido que o serviço expresso foi alterado, passando a circular apenas entre a Póvoa e a Estação da Trindade, deixando de circular entre esta estação e a do Estádio do Dragão. Em consequência, os passageiros que pretendam deslocar-se até ao «Dragão» vão ser obrigados a efectur um transbordo na Estação da Trindade e esperar uma nova composição do metro que os conduza até ao destino final.
Ou seja: o objectivo inicial do serviço expresso na linha entre a Póvoa de Varzim e o Estádio do Dragão - encurtar o tempo de viagem no trajecto mais longo da rede - vai ser então substancialmente prejudicado pelo tempo de transbordo a que passam a estar obrigados os

REQUERIMENTO N.º /X ( )
PERGUNTA N.º 2024/X (4.ª) Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República