O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

11 | II Série B - Número: 120 | 1 de Julho de 2009

por conta própria às embaixadas em Lisboa.
Teve vários empregos que alimentavam o vício da banda desenhada, numa casa de fotografia, numa tabacaria ou Armazéns do Chiado e, finalmente, na Livraria Bertrand, onde permaneceu quase 30 anos e dirigiu a revista «Tintin».
É a Vasco Granja que se deve a publicação de «Corto Maltese», de Hugo Pratt, pela Bertrand. Vasco Granja foi ainda determinante no arranque do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, que o homenageou com um troféu de honra em 1996.
Vasco Granja, que durante muitos anos ficou conhecido como «o pai da pantera cor-derosa», nasceu a 10 de Julho de 1925, em Campo de Ourique, Lisboa, fez apenas o ensino primário, casou e teve uma filha. Dizia que o seu herói era o Bugs Bunny.
Face ao exposto, constante de uma peça da Agência Lusa, em que é divulgada a informação segundo a qual a maioria dos programas de Vasco Granja, intitulados «Cinema de Animação» terão sido apagados dos arquivos da televisão pública; considerando que a preservação da memória colectiva, a salvaguarda dos testemunhos e do trabalho de protagonistas da história da televisão portuguesa e a boa administração de património que resulta da utilização de dinheiros públicos deve estar presente na gestão do arquivo de parte substancial da história audiovisual de Portugal; considerando a relevância pedagógica, cultural e social que os programas de Vasco Granja tiveram para um geração de cidadãos portugueses, nos termos regimentais e constitucionais, requere-se ao Conselho de Administração da RTP a resposta às
seguintes perguntas: 1 - Está o Conselho de Administração da RTP, SA, em condições de confirmar a informação veiculada pela Agência Lusa sobre a destruição de boa parte dos arquivos dos programas «Cinema de Animação» de Vasco Granja ? 2 - Em caso afirmativo, quando ocorreu a destruição de arquivos mencionada? Quem emitiu a ordem para a concretização da destruição de arquivos? 3 - Quais as razões que determinaram a destruição dos arquivos de programas de Vasco Granja, num momento em que certamente já existiriam soluções de armazenamento de som e imagem que permitissem a preservação da memória da televisão pública portuguesa e a salvaguarda audiovisual de referência do imaginário infantil de muitos portugueses? Palácio de São Bento, 5 de Maio de 2009