O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

60 | II Série B - Número: 130 | 1 de Junho de 2009

Assunto: Novo estacionamento da Empresa Parques de Sintra, Monte da Lua, vai aumentar tráfego automóvel na serra e vila de Sintra Destinatário: Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional t • No passado dia 7 de Maio, em intervenção proferida num jantar promovido por uma associação cultural, o Engenheiro António Lamas, presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra Monte da Lua (PSML), revelou que esta empresa está a ponderar a criação de mais uma zona de estacionamento na sua área de intervenção.
Esta medida estaria englobada num conjunto de intervenções que visam disciplinar o tráfego automóvel e o estacionamento na zona do Parque da Pena e Castelo dos Mouros, estando esta bolsa de estacionamento prevista para uma zona periférica, a alguns quilómetros das principais entradas dos referidos parques. O anúncio de tal intervenção só poderia ser uma boa notícia. Desde há muito que o Bloco de Esquerda vem a defender uma política de criação de estacionamento periférico com ligações de transporte colectivo ao centro da vila de Sintra e aos seus principais monumentos.
No entanto, o responsável da PSML anunciou que a empresa pretende instalar este estacionamento na Tapada do Mouco, situada numa das extremidades do Parque da Pena, junto à quinta de Vale Flor, na estrada de ligação aos Capuchos. A concretizar-se, a criação deste estacionamento vai levar ao aumento da pressão automóvel no coração da Serra de Sintra e da própria Vila, uma vez que um dos acessos à estrada dos Capuchos atravessa o centro histórico.
Confrontado pelo Bloco de Esquerda com esta informação, na Assembleia Municipal do passado dia 15, o Presidente da Câmara de Sintra afirmou desconhecer o projecto em causa.
Mais do que servir os interesses económicos da PSML, a politica de estacionamento deveria servir os interesses da população e dos visitantes, sem pôr em causa, como parece ser o caso, a conservação da Serra.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais, requer-se ao Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional os seguintes esclarecimentos:

REQUERIMENTO N.º /X ( )
PERGUNTA N.º 2482/X (4.ª) Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República