O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

43 | II Série B - Número: 157 | 9 de Julho de 2009

Assunto: Serviço de Atendimento de Situações Urgentes de Ermesinde Destinatário: Ministério da Saúde No Serviço de Atendimento de Situações Urgentes (SASU) de Ermesinde, localizado na Gandra, não existem enfermeiros suficientes para garantir o atendimento dos utentes no período dos fins-de-semana.
Em 2006, e por razões inexplicáveis, a Direcção do Centro de Saúde de Ermesinde deliberou que o atendimento prestado, até à data, aos fins-de-semana por dois enfermeiros iria ser assegurado por apenas um profissional, o que tem causado inúmeros constrangimentos ao normal funcionamento desta unidade de saúde.
Não raramente, os utentes vêem-se confrontados com a ausência total de enfermeiros neste período, o que implica que os mesmos tenham que recorrer às urgências hospitalares, contribuindo para a sua supra lotação e para a disfuncionalidade dos seus serviços.
No último dia do mês de Maio do corrente ano, um domingo, faleceu um utente no SASU de Ermesinde, onde não se encontrava qualquer enfermeiro que pudesse assegurar a sua assistência imediata.
Este episódio denúncia a gravidade extrema desta situação e comprova a necessidade imperiosa de assegurar um maior número de enfermeiros nesta unidade de saúde durante os fins-de-semana.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais с regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, dirige ao Governo, através do Ministério da Saúde, as seguintes perguntas: 1. Quais as razões que justificam a decisão, por parte da Direcção do Centro de Saúde de Ermesinde, no sentido de manter apenas um enfermeiro no SASU de Ermesinde durante os fins-de-semana? 2. Irá o Ministério tomar as providências necessárias, nomeadamente garantindo a permanência de mais um enfermeiro no período do fim-de-semana, de modo a asseverar o correcto atendimento prestado no SASU de Ermesinde? Palácio de São Bento, 2 de Julho de 2009.

REQUERIMENTO N.º /X ( )
PERGUNTA N.º 3018/X (4.ª) Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República