O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

7 | II Série B - Número: 169 | 23 de Julho de 2009

Assunto: Creutzfeldt - Jakob (BSE) Destinatário: Ministério da Saúde Em Portugal a doença de Creutzfeldt - Jakob, variante humana BSE e conhecida por doença das vacas loucas, foi comprovada como causa de morte de dois jovens.
Em Abril de 2007 faleceu o primeiro português vítima desta doença, tratando-se de um jovem de apenas 14 anos. Mais recentemente, em Fevereiro do corrente ano, morreu a segunda vítima a quem havia sido diagnosticada a doença de Creutzfeldt-Jako (BSE), sendo esta uma jovem com 16 anos.
Para além de se lamentarem profundamente estas mortes, a consternação e motivos de preocupação são ainda maiores quando se verifica que, além da causa comum de doença da BSE, ambas ocorreram no concelho de Vila Nova de Famalicão.
No nosso país, as duas vítimas mortais da doença de Creutzfeldt -Jakob, até ao momento registadas, viviam ambas no concelho de Vila Nova de Famalicão, distando as suas residências poucos quilómetros entre si.
Ora, esta infeliz coincidência é motivo de forte preocupação e deve merecer a maior atenção e acompanhamento. Sabendo-se que a doença de Creutzfeldt Jakob e BSE é transmitida aos seres humanos pelo consumo de carne bovina contaminada e imprópria e considerando o facto das duas mortes terem ocorrido no mesmo concelho, cumpre assegurar a eliminação do risco e das causas da

REQUERIMENTO N.º /X ( )
PERGUNTA N.º 3103/X (4.ª) Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da República