O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

VI Capítulo - Conclusões

Conclusões

1. Em 2008 e 2009, a TVI / MEDIA CAPITAL foi alvo de duas tentativas de aquisição: a primeira, tendo por comprador a sociedade Taguspark; e, frustrada esta, uma segunda, conduzida pela PT- Portugal Telecom.

2. Há um elo comum àquelas duas tentativas: a participação de Rui Pedro Soares, administrador executivo da PT e administrador não executivo da sociedade Taguspark (por indicação da PT), ex-dirigente nacional do Partido Socialista, que desempenhou em ambas iniciativas um papel proeminente.

Desde 2008, Rui Pedro Soares, membro do Partido Socialista, cujas relações pessoais com José Sócrates, Armando Vara, Paulo Penedos e Mário Lino, foram reconhecidas por todos, foi escolhido em 2006 para administrador da PT com o voto do accionista Estado, empenhou-se pessoal e profissionalmente em duas tentativas sucessivas de aquisição da TVI, conduzidas sob grande reserva e nas quais desenvolve diligências negociais da sua exclusiva iniciativa.

3. O Conselho de Administração da Taguspark só foi informado em Abril de 2010 das diligências desenvolvidas em 2008 pelos seus administradores Américo Thomati e Rui Pedro Soares para a aquisição da TVI/Media Capital, um processo que durante quase dois anos foi mantido em segredo.

4. A administração da PT não teve conhecimento do plano de aquisição da TVI/MEDIA CAPITAL pela sociedade Taguspark nem das diligências desenvolvidas nesse plano pelo seu administrador executivo Rui Pedro Soares.

5. A participação de Rui Pedro Soares na equipa negocial da PT que conduziu o processo de aquisição da TVI/MEDIA CAPITAL foi decidida por Zeinal Bava. Os critérios desta opção de Zeinal Bava, inicialmente justificada por se tratar do “administrador que estava mais { m~o”, n~o foram suficientemente clarificados.

6. Rui Pedro Soares recorreu à colaboração, quer num quer noutro processo, de Paulo Penedos, à data dirigente nacional do PS, consultor jurídico da PT e seu assessor, administrador não executivo da Promitagus - sociedade participada a 100% pela Taguspark para a gestão do seu património imobiliário.

7. A decisão de Rui Pedro Soares de solicitar a participação de Paulo Penedos no processo de aquisição da TVI/MEDIA CAPITAL infringiu a confidencialidade em que decorria a operação e ultrapassou os limites da equipa negocial fixados pelo presidente da comissão executiva Zeinal Bava.

8. Estas duas tentativas de aquisição da TVI/MEDIA CAPITAL desenvolveram-se num tempo em que a linha editorial da informação produzida pela TVI e, em particular, o Jornal Nacional de Sexta-Feira apresentado pela jornalista

II SÉRIE-B — NÚMERO 163______________________________________________________________________________________________________________

126