O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

IV Capítulo - O negócio PT/TVI

1. Cronologia da tentativa de compra da TVI pela PT

1. Segundo Zeinal Bava, o interesse estratégico da PT em investir na televisão começa a ser definido em 2003.

No entanto, até 2009 – e, mais concretamente, à tentativa que constitui o objecto desta Comissão, não houve qualquer iniciativa da PT no sentido de adquirir a TVI:

P:”Estamos todos muito concentrados nesta tentativa, neste negócio do ano de 2009, e a minha pergunta é esta: conhece outras iniciativas da Portugal Telecom para adquirir a Media Capital?”

Juan Herrero: “N~o.”

José Eduardo Moniz: “Antes desta, n~o conheço.”

Manuel Polanco: - “Que eu conheça, no tempo da Prisa e durante o meu mandato, n~o”.

2. Formalmente este processo de negociação para a compra da TVI inicia-se numa reunião entre a PT e a PRISA, realizada em Lisboa no dia 26 de Maio de 2009, na sequência de encontros anteriores sobre conteúdos, publicidade e outros assuntos de interesse comum, de acordo com o depoimento de Manuel Polanco.

Dois dias depois, na sua segunda audição, Zeinal Bava confirma quer a data quer a reunião, bem como a disponibilidade revelada, na referida reunião, pelo Administrador da PRISA de alienar à PT parte do capital da MEDIA CAPITAL. Ambos referiram a participação nesta reunião de Rui Pedro Soares. Do lado da PRISA estiveram também Bernardo Bairrão e Juan Herrero.

A referência ao mês de Maio de 2009, como o mês em que a PT começa a interessar-se pela aquisição da TVI/MEDIA CAPITAL, consta também do depoimento de Paulo Penedos quer na CPI (CPI) quer na Comissão de Ética (CE).

Paulo Penedos: «tenho ideia que a minha intervenção poderá ter começado em Maio de 2009. O Dr. Rui Pedro Soares colocou-me a questão de a Portugal Telecom poder avançar para uma aquisição de uma parte não de controlo da TVI.

Eu não tenho nenhum conhecimento directo dessas negociações da equipa que liderou o processo, porque o conhecimento que tinha, como já disse aos Srs. Deputados, era aquele me era transmitido, pedindo-me este ou aquele documento, por parte do

II SÉRIE-B — NÚMERO 163______________________________________________________________________________________________________________

80