O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5 | II Série C - Número: 003 | 2 de Outubro de 2006


Amostras de água de rega — A colheita de amostras de água dever ser efectuada de quatro em quatro anos, antes de se iniciar a época de rega, desde que no 1.º ano os valores não excedam os limites máximos recomendados. Amostras de folhas — É fundamental que se faça a colheita de amostras de folhas para avaliar o estado de nutrição de plantas, de modo a efectuar a fertilização racional. Lenha da poda — Após a poda do Inverno e respectiva empa, o kiwicultor deverá retirar do pomar a madeira de poda velha, grossa e doente. A madeira de poda nova e sã deverá ficar no pomar, procedendo-se ao seu destroçamento com ou sem incorporação. Rega — A cultura do kiwi não pode ter sucesso se não tiver à sua disposição água em quantidade suficiente. É indispensável possuir uma rede de rega em toda a plantação. Em média cada planta precisa de 50 a 80 litros de água por dia destinados a suprir as suas necessidades hídricas e à manutenção de um ambiente húmido e favorável.
— O Entre Douro e Minho (80%) e a Beira Litoral (20%) são as zonas de «excelência» da fileira do kiwi, que regista cerca de 400 produtores para uma produção estimada de 12 mil toneladas por ano, 20% virada para a exportação.

Ciência: Descoberto poderoso antioxidante em kiwis de polpa vermelha

Investigadores neozelandeses e italianos descobriram que uma nova variedade de kiwi de polpa vermelha contém antocianina, um poderoso antioxidante, indica um estudo publicado pela Sociedade Americana de Química.
A estes antioxidantes, que dão também a cor vermelha a outros frutos, como a maçã, são atribuídas funções de protecção contra a doença cardíaca e o cancro. Todavia, a quantidade de anticionima presente na polpa é diminuta, segundo Mirco Montefiori, da Universidade de Bolonha.

«O principal benefício das anticioninas nos frutos de polpa vermelha parece ser estético, o que aumenta o seu apelo comercial», comentou.

A maioria dos kiwis disponíveis no mercado têm polpa verde ou amarela e são desenvolvidos a partir das espécies Actinidia deliciosa e Actinidia chinensis, respectivamente. A variedade vermelha foi encontrada nas províncias chinesas de Hubei e Henan, estando a sua comercialização apenas no início.
Esta variedade vermelha de kiwi — um fruto já conhecido pelo seu elevado conteúdo em nutrientes, nomeadamente vitamina C — tem o mesmo tamanho da verde, mas distingue-se desta pela casca, que é macia.
O estudo, que se julga ser o primeiro a analisar o conteúdo em anticioninas do kiwi vermelho, vem publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, da American Chemical Society.

Breve caracterização do sector

O kiwi, sendo uma cultura de introdução relativamente recente, tem vindo a ganhar importância estando actualmente numa fase de crescimento sustentado…

Perspectivas para o sector

Segundo a IKO fez saber na 23.ª Conferência Internacional das Organizações de Kiwicultores (Setembro de 2004), o mercado mundial tem uma dimensão de cerca de 1,4 milhões de toneladas… O kiwi, sendo uma cultura de introdução relativamente recente, tem vindo a ganhar importância, estando actualmente numa fase de crescimento sustentado. A área de produção na Beira Litoral centra-se na região da Bairrada e nos vizinhos: Oliveira do Bairro, Anadia, Cantanhede, Mealhada, Aveiro, Ílhavo, Montemor-o-Velho, Águeda e Vagos.
Em 1999, segundo o Recenseamento Geral Agrícola, foi referenciada a plantação na região de 173 ha e 343 agricultores: 5044 m
2 por produtor.


Consultar Diário Original