O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6 | II Série C - Número: 003 | 2 de Outubro de 2006

Em Dezembro de 2000 iniciou-se na região agrária um projecto de expansão da área da cultura — ao abrigo do programa Agro — Medida 1, tendo-se plantado na BL mais de 100 ha com o objectivo de colmatar o deficit de produção nacional e optimizar a utilização da capacidade de frio instalada no passado ao abrigo de programas comunitários.
Quase toda a produção é comercializada pela KIWICOOP que presta também o apoio técnico aos produtores: hoje esta organização conta com cerca de 248 produtores detendo uma área de 243 ha, situandose a área média da exploração em 9165 m
2
.
Uma outra entidade recentemente criada é a APK — Associação Portuguesa de Kiwicultores. Trata-se de uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos que tem por objectivos gerais a defesa dos interesses sócio-profissionais e económicos dos kiwicultores a nível nacional e internacional, nomeadamente junto da IKO — International Kiwifruit Organization.
Por outro lado, em resposta às preocupações do consumidor, começa-se a sentir por parte da grande distribuição a exigência do cumprimento de normas (nomeadamente EUREPGAP), começando os operadores a sentir dificuldades na negociação por via da desregulamentação da cultura.
Pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 58/2003 publicada no Diário da República n.º 86, I-B Série, de 11 de Abril de 2003, foi considerado o alargamento à cultura do Kiwi dos modos de produção biológica e de protecção e produção integradas. No seguimento deste diploma foi, nesse mesmo ano proposta à unidade de gestão do programa AGRO uma candidatura a financiamento do projecto «Demonstração e promoção DE Práticas agrícolas que assegurem a qualidade e segurança alimentar e que minimizem o impacto ambiental da cultura da actinídea», tendo sido aprovada. No âmbito da parceria desse projecto, e em colaboração estreita com a APK está actualmente em curso a preparação das normas de produção integrada para a cultura de forma a permitir o usufruto da inclusão desta cultura nas medidas agro-ambientais do programa RURIS.

Perspectivas para o sector

Estatísticas da produção e do consumo: Segundo a IKO fez saber na 23.ª Conferência Internacional das Organizações de Kiwicultores (Setembro de 2004), o mercado mundial tem uma dimensão de cerca de 1,4 milhões de toneladas, destacando-se como grandes produtores a Itália e a Nova Zelândia, com, respectivamente, 415 e 280 mil toneladas. Seguem-se a China e o Chile com, respectivamente, 300 e 120 mil toneladas. A nível europeu, a França e a Grécia, embora a grande distância da Itália, ainda assumem alguma importância.

Consultar Diário Original